A Prefeitura de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, confirmou a morte de duas pessoas no município por febre maculosa. Conforme o executivo municipal nesta sexta-feira (19), os óbitos foram detectados após a emissão de laudos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que confirmaram a doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa e febril, de gravidade variável, transmitida pela picada de carrapatos. A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, com duas espécies principais associadas a diferentes quadros clínicos: a Rickettsia rickettsii, que pode causar casos mais graves, e a Rickettsia parkeri, que é mais comum em áreas de Mata Atlântica e geralmente provoca quadros menos severos.
Fique atento aos sintomas
Os sintomas da febre maculosa podem ser facilmente confundidos com outras doenças, o que dificulta o diagnóstico e tratamento precoce. É fundamental estar atento a:
- Febre alta;
- Dor de cabeça intensa;
- Dores musculares (mialgia);
- Dores nas articulações (artralgia);
- Náuseas e vômitos.
Orientação
Em nota, a Prefeitura de Caeté reforçou a importância da busca por atendimento médico imediato em caso de suspeita. A orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou, em situações mais graves, a Santa Casa da cidade.
“Reforçamos à população que, ao frequentar áreas rurais ou ter contato com animais, fiquem atentos à presença de carrapatos”, alertou o órgão. A prevenção é a melhor forma de se proteger, especialmente em áreas de risco.
Veja detalhes da nota:
"A Prefeitura Municipal de Caeté, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta semana dois óbitos por Febre Maculosa, conforme laudos emitidos pela FUNED (Fundação Ezequiel Dias).
Diante da gravidade da situação, a Comissão Técnica da Secretaria de Saúde já iniciou medidas de controle e prevenção. A equipe de Vigilância Epidemiológica está desenvolvendo ações educativas, especialmente na zona rural, nas áreas de provável transmissão e no entorno, com o objetivo de orientar moradores sobre os riscos e cuidados necessários.
Além disso, uma parceria foi firmada com a Secretaria Municipal de Educação e outros órgãos estratégicos para ampliar a conscientização e levar informações claras à população sobre como identificar e prevenir a doença.
A Febre Maculosa é uma doença grave, mas o tratamento rápido e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar complicações e salvar vidas."
A reportagem procurou o governo do Estado para saber como está a situação no estado e aguarda retorno.