A Praça de Serviços da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Pampulha, recebe, a partir desta segunda-feira (12), a 21ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha.
A iniciativa vai até o próximo sábado (17) e une artesãos, universidade e comunidade local. O evento visa a promover e ampliar as possibilidades de reconhecimento e comercialização dos produtos de artistas do Jequitinhonha. A entrada é gratuita e o evento oferece também uma programação musical diária.
Participam da feira representantes de 27 municípios, 43 associações e 90 expositores, incluindo os povos indígenas Aranã e Pankararu-Pataxó, da Aldeia Cinta Vermelha, de Araçuaí.
Bordados, tecelagem, peças de cerâmica e outros tipos de artesanato fazem parte do produtos que serão comercializados na Praça de Serviços da universidade diariamente, a partir das 9h.
Está prevista ainda, para o período da tarde, uma programação musical até 16 de setembro. Apresentam-se Dea Trancoso, Paulo Mourão e Adriana Lopes, Nino Aras, Meninas de Sinhá e Wilson Dias.
Homenagens
A feira é organizada pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, por meio do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. A iniciativa também é espaço para homenagens às mestras e mestres de ofício, entre ceramistas, trançadeiras, tamborzeiros, fiandeiras, tecelãs, bordadeiras.
Neste ano, as homenageadas serão a guardiã da cultura, bordadeira e costureira, Elza Có e a mestra Gesilene Braz da Conceição, uma liderança Pataxó. A homenagem acontece na sexta-feira (16), às 17h.
Serviço:
21ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG (12 a 17 de setembro)
Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG (avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)
Segunda, terça, quarta e sexta-feira - das 9h às 18h
Quinta - das 9h às 19h
Sábado - das 9h às 14h
Programação musical
Segunda (12), às 12h30 – show Cartas ao vento, de Déa Trancoso
Terça (13), às 12h30 – show Terreiro da resistência, de Paulo Mourão e Adriana Lopes
Quarta (14), às 12h30 – show de Nino Aras
Quinta (15), às 17h30 – show Cantar é viver, do grupo Meninas de Sinhá
Sexta (16), às 12h30 – show Encantos de Minas, de Wilson Dias
Todos os dias – Sinfonia, instalação artístico-sonora de Pierre Fonseca