Trabalho foi feito pelas universidades federais de São Carlos e do Rio (Hermano Chiadi / Hoje em Dia)
A sensação de entrar em um mundo paralelo, usando óculos e fones de ouvidos, com o corpo parado enquanto a mente está em outro lugar, é estranho, mas pode ser útil no aprendizado corporativo, é o que garante Sérgio Vilhena, CEO da Target, empresa mineira sediada no BH-TEC, parque tecnológico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse é um dos produtos e serviços que fazem parte do evento “Vitrine BH-TEC”, que, nas palavras dos organizadores, é uma imersão em “tecnologias e negócios”.
Segundo Marco Aurélio Crocco, diretor presidente do parque tecnológico, “é uma oportunidade de transformar patentes em notas fiscais”. O evento está sendo realizado na sede do BH-TEC, no Engenho Nogueira, na região da Pampulha, até esta quinta-feira (9).
Na “Vitrine” estão expostas soluções das 20 empresas que hoje ocupam o BH-TEC. Elas vão de soluções cosméticas utilizando biotecnologia até metodologias de ensino usando tecnologia da informação.
“A exposição também é uma espécie de ‘escuta’, no intuito de entender as demandas corporativas e da sociedade e incentivar a inovação aberta. Entre os objetivos do evento, o primordial é mostrar a tecnologia, mas não deixa de ser um momento de o BH-TEC e suas empresas se aproximarem das pessoas e dos profissionais que representam o mercado”, afirma Marco Aurélio Crocco.
No evento, as 20 empresas abrigadas no parque tecnológico estão expondo soluções desenvolvidas por meio da inovação: de agrotóxico que pode até cair nos olhos, feito com resíduos da mineração, a antisséptico à base de nióbio considerado mais eficiente que álcool. São dois dias de descobertas, aprendizados e trocas entre sociedade, empresas e academia – com entrada totalmente gratuita.
A “Vitrine” reforça o papel do BH-TEC como um ecossistema de interação entre empresas e startups com foco em produtos e serviços tecnológicos criados em Belo Horizonte, servindo de agente no desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Estado e no país, segundo o CEO do parque tecnológico.
“Do mesmo modo que uma plantinha precisa da água, de adubo, de todo um ecossistema para crescer, com a startup é a mesma coisa. O BH-TEC tem uma função importante dentro desse sistema, assim como outros agentes. Ele é que faz a interação entre universidade e empresa”, afirma Crocco.
Sobre a exposição
O evento “Vitrine BH-TEC” apresenta cerca de 20 empresas que desenvolveram produtos e serviços ligados a áreas como ramo da saúde, engenharia e meio ambiente. Essa gama de diferentes setores permite que os visitantes entrem em contato com tecnologias que fazem parte do dia a dia deles.
Além das exposições interativas de produtos e serviços, a exposição conta com convidados que realizam palestras sobre tecnologia e mercado inovador.
Serão realizadas apresentações como “Futuro do Varejo no Metaverso”, “Centro Nacional de Vacinas: Ambiente de Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação para Sociedade”; ‘Transformação Digital e Experimentação”; “Revolução tecnológica nos estudos”; e “Nanomateriais para o Desenvolvimento Sustentável.
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