A tradicional Feira de artesanto da avenida Afonso Pena, no Centro de BH, já tem um novo modelo. O resultado da consulta para o novo layout da feira foi divulgado nesta quinta-feira (29) pela Secretaria de Política Urbana. A votação ocorreu, de forma on-line, de 26 de agosto a 11 deste mês.
A proposta vencedora vencedora prevê:
- Barracas de produtos dispostas em duplas com espaçamento de 1,85 metros;
- Barracas de alimentação dispostas em duplas, porém, mantendo espaço de 1,20 m entre elas considerando o beiral de 0,60 m de cada barraca. O espaçamento entre as duplas é de 2 metros;
- 4 fileiras de barracas em toda extensão da avenida Afonso Pena;
- Espaço livre de 7,0 metros entre barracas de alimentação e de produtos;
- As propostas não determinam ainda a localização dos setores de produtos.
Duas propostas foram elaboradas pela prefeitura, a partir de pesquisa e discussões com os representantes dos feirantes na Comissão Paritária da Feira. No levantamento, a PBH ouviu visitantes, feirantes e moradores do entorno da feira.
A proposta vencedora, com 85% dos votos, destina mais espaço entre as barracas para circulação de feirantes e frequentadores e boa visibilidade dos locais de compra.
A partir de agora, ela servirá de base para as próximas etapas no processo de consolidação do novo layout.
História da Feira
Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, a feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969, para venda e exposição de trabalhos de artistas plásticos e artesãos de diversas especialidades. Em 1973, foi reconhecida e oficializada pela PBH.
Em 1991, a Feira Hippie - nome carinhosamente dado pela população e pelos visitantes àquela feira de artesanato que acontecia na Praça da Liberdade - e outras feiras de artesanato espalhadas pela cidade foram reunidas e transferidas para a Avenida Afonso Pena, no Centro , dando origem à maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina.
Leia mais