O sonho de gerar um filho pode não se concretizar entre muitos casais. Mas, embora a dificuldade de engravidar seja muitas vezes apontada como um problema da mulher, a questão também pode envolver a saúde do homem.
Médico na Clínica Origen, com sedes em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, o ginecologista Selmo Geber esclarece algumas dúvidas que envolvem o tema "fertilidade", ainda cercado por tabus.
Confira:
- Só mulheres podem ser inférteis?
Estudos mostram que os homens são responsáveis por 40% a 50% dos casos de infertilidade entre o casal. “Fatores como doenças, tratamentos e hábitos podem influenciar”. explica o ginecologista da Clínica Origen, Selmo Geber.
- Então o homem também pode ficar infértil quanto mais velho for?
A mulher apresenta maior dificuldade para engravidar a partir dos 35 anos e se torna infértil com a menopausa. Isso não acontece com os homens, pois a produção de espermatozoides ocorre por toda a vida. A partir dos 65 anos, entretanto, com a queda nos níveis de testosterona, a qualidade dos espermatozoides também piora.
- A alimentação pode interferir na fertilidade de uma pessoa?
“Pessoas obesas ou que estão muito abaixo do peso considerado saudável podem apresentar alterações hormonais, que prejudicam a fertilidade", explica o ginecologista. Excesso de carboidratos refinados, açúcar, álcool e falta de nutrientes e vitaminas também impactam.
- Tratamentos oncológicos prejudicam?
Apesar de o câncer não apresentar relação direta com infertilidade, a quimioterapia e a radioterapia podem prejudicar o funcionamento dos órgãos reprodutores e afetar a produção de espermatozoides e a reserva ovariana.
- Existe tratamento?
Graças à ciência e à tecnologia é possível engravidar mesmo após o diagnóstico de infertilidade. “Quando não é possível tratar as causas da infertilidade, indicam-se técnicas de reprodução assistida", detalha Selmo Geber.
- Quais são e quais as diferenças entre elas?
A Relação Sexual Programada é indicada quando a mulher tem problemas de ovulação e não há infertilidade masculina. A Inseminação Intrauterina pode ser feita quando o homem apresenta infertilidade leve a não há alterações nos órgãos femininos. Fertilização in vitro é indicada em casos mais graves de infertilidade feminina ou masculina ou quando outras técnicas não deram resultado.
(Editoria de Arte)
(Editoria de Arte)
(Editoria de Arte)
(Editoria de Arte)
(Editoria de Arte)
(Editoria de Arte)
(Editoria de Arte)