De volta às ruas de Belo Horizonte, a segunda edição da Festa da Luz começa nesta quinta-feira (11) e promete iluminar o baixo Centro da capital. Unindo arte, música, tecnologia e arquitetura, o evento que promete colorir espaços icônicos segue até o próximo domingo (14).
Com o tema, “Sonho, mistério e imaginação”, a programação vai ocupar pela primeira vez a Praça da Estação. Além disso, as intervenções ocorrem no Viaduto Santa Tereza, Rua Sapucaí e outros espaços da região.
Estão previstos ainda instalações, performance, shows e projeções mapeadas. Ao todo, serão 22 artistas visuais nacionais, internacionais e locais, sete shows musicais e uma performance híbrida.
Roteiro
Para experienciar o Circuito Festa da Luz, o público pode começar pelos edifícios Sulacap e Sulamérica onde estarão instalados um inflável luminoso criado pelo coletivo de Belo Horizonte “MIR”, formado pelos VJs e criadores digitais Yonanda Santos, Breno Barreto e Brayhan Hawryliszyn.
Em seguida, o público pode apreciar a instalação nos arcos do Viaduto Santa Tereza. No local, a obra é assinada por um dos principais nomes da arte contemporânea urbana internacional, Akacorleone.
Na sequência, o público é convidado a transitar pela rua Sapucaí, onde conseguirá ver um letreiro da escritora indígena do Amazonas Márcia Kambeba e apreciar uma mulher gigante sentada sobre o Edifício Central, instalação da argentina Paula Duró.
O edifício Itatiaia (rua da Bahia, 187) receberá apresentação de videomapping por VJs de destaque no cenário nacional.
Primeira edição
A primeira edição da Festa da Luz foi realizada em outubro de 2021 e tomou conta do centro de Belo Horizonte com 15 obras feitas por 15 artistas que ocuparam a fachada de edifícios tradicionais do Centro.
Serviço
Festa da Luz de Belo Horizonte
Quando: de 11 a 14 de maio de 2023
Instalações: quinta a domingo, 18h às 00h
Videomapping: quinta e sexta, 18h às 22h
Museu de Artes e Ofícios: quinta e sexta, 18h às 21h