Festa Italiana leva cerca de 100 mil pessoas à Savassi

Filipe Motta
fmotta@hojeemdia.com.br
29/05/2016 às 18:07.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:39
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Cerca de 100 mil pessoas eram esperadas na décima edição da Festa Italiana de Belo Horizonte, na região da Savassi, na tarde deste domingo (29 de abril). O evento conta com as tradicionais apresentações de danças típicas, culinária regional, além da venda de vinhos e chope.

O presidente da Associação de Cultura Ítalo-Brasileira, Rafaelle Peano, lembra que há dois anos a festa é reconhecida como a maior do tipo fora da Itália, superando os eventos realizados na Argentina e em Nova York – que, assim como Minas Gerais, também contam com grande comunidade de imigrantes e descendentes de italianos.

Mais de 40 restaurantes e vinícolas participaram da festa. Entre as apresentações musicais, um show com os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini estava previsto para as 19h. Como novidade, esta edição contou com uma cozinha especial, na rua dos Inconfidentes, onde foram preparados pratos tradicionais das regiões italianas da Emilia Romagna, Toscana, Piemonte, Campagna e Norte. Um dos destaques da área era o babá, um pequeno bolo circular banhado ao rum.

“A cultura italiana veio para cá e teve uma aceitação muito boa do brasileiro, estando presente na nossa comida e até no nosso modo de falar o português. A festa é um momento de lembrar isso e de despertar uma memória afetiva”, afirma o bailarino Gabriel Farias. Ele pertence ao grupo La Serenissima, de Belo Horizonte, que se apresentou no evento e executa danças típicas dos séculos 15 e 14, da região de Veneto.

“A festa é muito gostosa. Vale a pena participar. Ela lembra às pessoas que uma parte da cultura de Belo Horizonte tem origem italiana, presente na cidade desde a sua construção”, afirma o consultor de negócios Rafaelle Dalpino, italiano da região de Lazio, que já trabalhou no Brasil vem ao país frequentemente para visitar o filho que mora aqui.

Em continuidade aos eventos sobre a presença dos italianos no Brasil, entre os próximos dias 14 e 18 de junho, o Comitê dos Italianos no Exterior promove, no Museu Histórico Abílio Barreto, o Sexto Seminário Sobre a Imigração Italiana em Minas Gerais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por