GRATUITO

Filme sobre paleontólogo que achou mais de 70 mil fósseis é lançado no Cine Santa Tereza

Cástor Cartelle idealizou a Rota Lund, roteiro turístico que local onde Luzia, fóssil humano mais antigo da América do Sul, foi encontrada

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/11/2025 às 19:05.Atualizado em 05/11/2025 às 20:14.
Com 30 minutos de duração, o filme "A Fonte Cástor" acompanha o cotidiano e as reflexões de Cartelle, que há mais de seis décadas se dedica ao ensino, à pesquisa e à divulgação científica. (Divulgação/PBH)
Com 30 minutos de duração, o filme "A Fonte Cástor" acompanha o cotidiano e as reflexões de Cartelle, que há mais de seis décadas se dedica ao ensino, à pesquisa e à divulgação científica. (Divulgação/PBH)

Reconhecido como um dos mais importantes paleontólogos do mundo, o pesquisador, professor e paleontólogo Cástor Cartelle  descobriu mais de 70 mil fósseis, revelando capítulos fundamentais da história natural do país. O espanhol que chegou ao Brasil em 1957 e se formou na PUC-MG, com doutorado em morfologia pela UFMG, é autor e coautor de mais de 80 produções bibliográficas, entre artigos científicos e livros.

É também o idealizador da Rota Lund, roteiro turístico que deu visibilidade a Pedro Leopoldo ao incluir a Gruta do Baú, o Parque Estadual do Sumidouro e o sítio arqueológico de Lapa Vermelha, local onde Luzia, fóssil humano mais antigo da América do Sul, foi encontrada. A  trajetória dele virou documentário, que será lançado sexta-feira (7) no Cine Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte.

Gratuita, a sessão será às 19h, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema, até meia hora antes da sessão. Com 30 minutos de duração, o filme "A Fonte Cástor" acompanha o cotidiano e as reflexões de Cartelle, que há mais de seis décadas se dedica ao ensino, à pesquisa e à divulgação científica. Após a exibição o público poderá participar de uma roda de conversa com os produtores.

“O documentário é a história de um ser humano que transformou Belo Horizonte ao imaginar um museu que mostra o passado, discute o presente e projeta o futuro, visitado por mais de cem mil crianças por ano”, afirma o diretor do Museu de Ciências Naturais PUC-MG, professor Dr Henrique Paprock

O filme integra o projeto “O Fenômeno Humano - O Caminhar da Humanidade"”, iniciativa da PUC Minas em parceria com a Prefeitura de BH e o Ministério Público. A iniciativa prevê ainda uma exposição que pretende ilustrar a evolução humana por meio de peças e réplicas do acervo do paleontólogo Cástor Cartelle. Segundo a PBH, a mostra será inaugurada em 2026, no Museu de Ciências Naturais PUC.

Com curadoria do próprio Cartelle, a exposição percorrerá a história da humanidade ao longo de 30 milhões de anos, desde os primeiros fósseis achados no Egito, até o caminhar evolutivo que culminou no surgimento do Homo sapiens.

Serviço:

Lançamento do Documentário “A Fonte Cástor”

Duração: 30 minutos | Classificação: Livre
Data: sexta-feira (7), às 19h | Sessão seguida de roda de conversa
Ingressos gratuitos: retirada antecipada na plataforma Sympla ou meia hora antes na bilheteria, conforme disponibilidade
Onde: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Praça Duque de Caxias – Santa Tereza)

*Com informações da PBH

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por