
O ex-secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, de 53 anos, foi flagrado com nove cigarros de maconha na mala no Aeroporto Internacional de Confins, na Grande BH, em 13 de setembro. O caso ocorreu um dia antes do pedido dele para deixar o cargo no Governo Zema.
O caso foi revelado pela TV Band e confirmado pelo Hoje em Dia, que teve acesso ao Boletim de Ocorrência. Segundo o registro policial, fiscais do raio-x do terminal identificaram a substância dentro da bagagem do ex-secretário. Agentes da Polícia Federal foram acionados e apreenderam o material, que somava menos de 40 gramas - quantidade que diferencia o usuário de traficante.
Leônidas confirmou ser o dono da droga e acompanhou todo o procedimento no Centro Integrado de Segurança Pública do aeroporto. Ele não chegou a ser preso e foi liberado após prestar esclarecimentos e assinar um termo circunstanciado de ocorrência (TCO). As autoridades informaram que ele poderá ser chamado a comparecer ao Fórum de Pedro Leopoldo, comarca responsável pela tramitação do caso.
Segundo o Ministério Público, a 1ª Promotoria de Justiça de Pedro Leopoldo informou que um laudo será necessário para verificar a materialidade da droga. O órgão afirmou que vai solicitar ao juiz os antecedentes criminais do ex-secretário e a aplicação de medidas administrativas.
O Hoje em Dia procurou Leônidas de Oliveira, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.