Se o sinal ajudar...

Folião do Carnaval de BH poderá pedir socorro às forças de segurança pela internet; entenda

Serviço estava em testes em Lagoa Santa e foi expandido para BH e mais 9 cidades nesta sexta

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
12/01/2024 às 15:30.
Atualizado em 12/01/2024 às 16:20
 (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

(Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

Se o sinal de internet permitir, foliões do Carnaval de Belo Horizonte terão mais uma opção para pedir socorro junto às forças de segurança do Estado. O acionamento do 190 (Polícia Militar) poderá ser feito pela web durante a festa.

O atendimento virtual poderá ser feito por meio do programa "Emergência MG", que é acionado pelo site e pelos aplicativos MG App e Telegram. O serviço estava em testes em Lagoa Santa e foi expandido para BH e outros municípios da região metropolitana nesta sexta-feira (12).

Pela plataforma também é possível acionar o 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) via chat. Além da capital e Lagoa Santa, agora o projeto "Emergência MG" está disponível em Betim, Confins, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp), que coordena o projeto, no meio da folia - multidões reunidas em blocos carnavalescos e com músicas em alto volume - muitas vezes fica inviável acionar as forças de segurança por meio de uma ligação. Com o Emergência MG o folião será possível compartilhar a localização, enviar fotos e realizar videochamadas.

“O Emergência MG não substituirá as chamadas telefônicas. Este serviço é mais uma ferramenta para amparar o cidadão. Em momento oportuno, pré-Carnaval, cidadãos dessas cidades poderão fazer uso da ferramenta. Temos a previsão de novas expansões ainda antes do Carnaval", disse Bernardo Naves, superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp.

Fase de testes
Durante a fase de testes em Lagoa Santa, ao longo de dezembro, o Emergência MG recebeu 6.420 acionamentos. Foram 17 acionamentos de emergência direcionados especificamente para o município piloto, com tempo médio de atendimento inferior a 4 minutos. As ocorrências mais registradas foram: perturbação do sossego, tráfico/uso de drogas e violência doméstica.

Após esses dez municípios, o Emergência MG será expandido para as outras 34 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de 7 milhões de pessoas.

Segundo o Governo de Minas, a migração das chamadas para a internet será estabelecida no Estado em escala gradativa, até a disponibilidade em todos os aplicativos de mensagens instantâneas e em todas as cidades de Minas. 

O Emergência MG foi desenvolvido de forma integrada, com ampla participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sejusp, Prodemge, TabControl e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Saiba mais sobre o funcionamento do Emergência MG neste vídeo explicativo.

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