Uma força-tarefa criada para fiscalizar lojas de peças usadas de veículos resultou na interdição de 20 estalecimentos em Belo Horizonte, nas regiões Noroeste e Barreiro, por graves irregularidades administrativas e fiscais. Dentre elas, dez operavam sem licenciamento ambiental. Também foram emitidas oito intimações para regularização de débitos tributários.
A Operação Quebra-Cabeça contou com 56 viaturas e aproximadamente 120 agentes da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), Receita Estadual e das polícias Civil e Militar. Ao todo, 38 estabelecimentos foram fiscalizados. O balanço dos resultados foi apresentado nesta quinta-feira (4).
Os estabelecimentos com indícios de irregularidades foram mapeados previamente pela CET para o planejamento da operação. Conforme a legislação, as empresas de desmonte, reciclagem e venda de partes e peças de veículos usados devem ser credenciadas pelo órgão executivo de trânsito estadual.
“Com isso, foi utilizada uma estratégia mais ampla para sufocar as atividades empresariais ilícitas ligadas ao comércio de peças de veículos automotores”, diz o chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito, Daniel Barcelos.
No campo tributário, auditores verificaram o uso de maquininhas de cartão de crédito vinculadas a empresas, sócios ou terceiros, para rastrear o fluxo financeiro e identificar fraudes fiscais.
De acordo com o auditor fiscal da Receita Estadual, Bruno Mendes, o prejuízo total causado aos cofres do Estado chega ao montante de R$ 35 milhões, nas duas fases da operação. Esse montante, porém, pode ser ainda maior por se tratar de um mercado muito informal.
Operação Quebra-Cabeça
Essa é a segunda edição da operação. A primeira ocorreu em maio de 2025, 11 estabelecimentos fiscalizados, dos quais três foram interditados por funcionarem em locais não autorizados pela CET-MG. Como resultado das ações, foram registrados três Boletins de Ocorrência e três pessoas foram conduzidas por suspeita de receptação qualificada.
*Com informações da Agência Minas
Leia mais