De sofá a colchão

Força-tarefa da PBH promete retirar até 20 toneladas de lixo do leito do Arrudas em 10 dias

Garis treinados em rapel atuam em trecho da avenida dos Andradas para evitar transbordamentos

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
Publicado em 29/07/2025 às 18:00.Atualizado em 29/07/2025 às 20:09.
Limpeza no Ribeirão Arrudas envolve garis treinados em rapel para descer cerca de sete metros até o leito e recolher toneladas de resíduos (Divulgação/PBH)
Limpeza no Ribeirão Arrudas envolve garis treinados em rapel para descer cerca de sete metros até o leito e recolher toneladas de resíduos (Divulgação/PBH)

Até 20 toneladas de lixo devem ser retiradas do Ribeirão Arrudas, na região Leste de Belo Horizonte, nos próximos dez dias. Pelo menos é essa é meta de um mutirão de limpeza no leito do curso d'água, no trecho entre o Boulevard Shopping e a Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa, na avenida dos Andradas. A medida preventiva contra enchentes - problema recorrente na capital - foi iniciada nesta terça-feira (29).

Com histórico de inundações, o ribeirão atravessa diversos bairros de Belo Horizonte, nas regiões do Barreiro, Oeste, Centro-Sul e Leste, até desaguar no Rio das Velhas. Durante as chuvas mais intensas, o transbordamento do Arrudas coloca em riscos moradores e comerciantes, além de provocar transtornos no trânsito.

A operação de limpeza envolve 16 garis treinados em técnicas de rapel, responsáveis por descer cerca de sete metros até o fundo do ribeirão. No local, os trabalhadores recolhem resíduos como entulhos, colchões, móveis, garrafas pet, sacos de lixo e até animais mortos. Todo o material é transportado para o Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará, na Grande BH.

De acordo com Erika Resende, chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), o trabalho garante a fluidez das águas em períodos de chuva intensa. “É uma das ações preventivas para o período chuvoso, que garante melhor fluência das águas quando o nível do Arrudas aumenta”, afirma.

Técnica e conscientização

A limpeza do Arrudas é considerada de alta complexidade. O trabalho conta com supervisão do Corpo de Bombeiros e exige preparo físico dos garis, que realizam a coleta manual e o transporte dos resíduos até a pista da avenida, onde os caminhões fazem o recolhimento.

A SLU orienta a população a colaborar, utilizando os serviços públicos para o descarte correto dos resíduos. Entulho de construção, móveis, pneus e restos de poda podem ser levados gratuitamente às Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), disponíveis em 35 pontos da cidade.

“Jogar lixo em rios, córregos, vias públicas ou lotes vagos prejudica a todos. Precisamos contar com o apoio da população, pois só assim o trabalho da Limpeza Urbana terá o efeito esperado”, reforça Erika.

* Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por