Espaços icônicos do baixo centro de Belo Horizonte já estão transformados, com a realização da tradicional “Festa da Luz”, que leva arte, música e tecnologia para a região. São 13 instalações luminosas espalhadas pelo circuito, que segue com várias atividades até domingo (14).
Quem passa pela Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, edifício Sulacap/Sulamérica e ruas Aarão Reis e Sapucaí já pode se divertir com as atividades gratuitas do festival, considerado um dos principais de arte pública e tecnologia do Brasil.
Em 2025, o tema é “Culturas Urbanas”. A festa propõe um mergulho na força criativa que pulsa nas ruas, destacando manifestações como o hip-hop, o graffiti, o funk e a dança de rua como protagonistas da cena cultural contemporânea.
Dentre os destaques estão os arcos do Viaduto Santa Tereza, que recebem a instalação “FOCO” do artista e arquiteto Ricardo Bizafra, composta por dez grandes arcos infláveis que criam um túnel de luz que guia o olhar do público para o horizonte urbano.
Diretora artística e curadora do festival, Juliana Flores afirma que o espaço urbano é um terreno fértil para manifestações artísticas e de resistência. "Ao celebrar as culturas urbanas e periféricas, a Festa da Luz reforça seu compromisso com a democratização do espaço público e com a valorização dessas expressões como tecnologias de convivência, memória e futuro".
VEJA FOTOS DA EDIÇÃO 2025 DA FESTA DA LUZ
(Maurício Vieira)
(Maurício Vieira)
(Maurício Vieira)
(Maurício Vieira)
(Maurício Vieira)
(Maurício Vieira)
(Maurício Vieira)
(Maurício Vieira)
(Maurício Vieira)