Fracassa licitação em BH para estacionamento subterrâneo

Alessandra Mendes - Do Hoje em Dia
01/11/2012 às 06:52.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:46
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

A solução para a falta de vagas no hipercentro de Belo Horizonte está agora mais distante. A licitação para construção de estacionamentos subterrâneos na capital, lançada em setembro, não recebeu nenhuma proposta.

Diante do fracasso, a prefeitura vai rever a oferta e tentar novamente, no ano que vem, encontrar uma empresa interessada em criar oito empreendimentos, com capacidade para 3.500 vagas.

A justificativa para a falta de interesse do mercado seria o excesso de otimismo da prefeitura na previsão dos ganhos. “O mais provável é que tenhamos errado na projeção das receitas, que envolve a demanda pelas vagas e as tarifas. Significa que estamos remunerando o mercado abaixo daquilo que ele espera. O ideal é acertar, mas antes pecar pelo otimismo do que pelo pessimismo”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcello Faulhaber.

O valor fixado pela hora do estacionamento (R$ 7,90), estipulado com base em pesquisas de mercado, também pode ter pesado na decisão das empresas.

“As grandes variáveis que explicam a recusa das empresas são os custos da obra e da operação do empreendimento, além das projeções de receita”, explica o secretário. Os investimentos, na ordem de R$330 milhões, garantem contrato de 30 anos.
 
Reavaliação

O projeto, feito em parceria pela prefeitura, Empresa Brasileira de Projetos (EBP) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será reavaliado para definir onde ocorreu o erro.

Também deve ser realizada uma reunião aberta para ouvir o mercado e entender suas necessidades. “Tudo isso vai atrasar o cronograma do projeto em, pelo menos, três meses. Com certeza, após os ajustes, vão aparecer interessados”, diz Faulhaber.

A previsão inicial da prefeitura era a de que os primeiros três estacionamentos começassem a ser construídos no segundo semestre de 2013, com inauguração prevista até o Natal de 2014. Ficarão no subsolo da avenida Pasteur (região hospitalar), da rua Tomé de Souza (Savassi) e da avenida Álvares Cabral (Praça Afonso Arinos).

As obras na rua Tupinambás (Praça 7) e na rua Ouro Preto, próximo ao Fórum (Barro Preto), deveriam começar no primeiro semestre de 2014, com término previsto para meados de 2015. Nessa época começaria a construção de mais dois estacionamentos nas ruas Paraíba (Savassi) e Espírito Santo (Praça 7).

O último, na rua Fernandes Tourinho (Savassi), deveria começar a ser construído próximo ao Natal de 2015, com perspectiva de término em meados de 2017.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por