'Fullgás': exposição sobre artes da década de 1980 celebra aniversário do CCBB BH
Visitação é gratuita mediante retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do centro cultural

Nesta quarta-feira (27), o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB BH) completa 12 anos. Para comemorar a data, o espaço apresenta a exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, que leva ao público a revisitar a efervescência cultural da época. A entrada é gratuita mediante retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do centro cultural. A mostra segue até 10 de novembro.
A exposição ocupará todo o terceiro andar do CCBB BH e será dividida em cinco núcleos conceituais cujos nomes são músicas daquele período: "Que país é este" (1987), "Beat acelerado" (1985), "Diversões eletrônicas" (1980), "Pássaros na garganta" (1982) e "O tempo não para" (1988).
Com quase 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do Brasil, a mostra mistura cores, ritmos e formas, além de dialogar com ícones da cultura pop que moldaram uma geração, da música aos quadrinhos e às capas de discos.
Segundo os curadores Raphael Fonseca, Amanda Tavares e Tálisson Melo, “‘Fullgás’, assim como a música de Marina Lima, aproxima o público de uma geração que investiu a energia não apenas na arte, mas em novos projetos de país e cidadania.
Artistas de Minas e de todo o Brasil
A exposição inclui nomes consagrados como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Leonilson, Luiz Zerbini e Leda Catunda, além de artistas de outros estados, como Kassia Borges (GO), Sérgio Lucena (PB), Vitória Basaia (MT) e Raul Cruz (PR).
Minas é representada por 20 artistas: Adélia Sampaio, Adrianne Gallinari, Ailton Krenak, Ana Horta, Ana Maria Tavares, Eder Santos, Eustáquio Neves, Hélio Coelho, Jader Rezende, Jorge dos Anjos, Jorge Duarte, Marco Paulo Rolla, Patricia Leite, Paula Sampaio, Paulo Amaral, Rosângela Rennó, Solange Pessoa, Valeska Soares, Vania Toledo, além de Afonso Pimenta e João Mendes, integrantes do projeto Retratistas do Morro.
Para Gislane Tanaka, gerente geral do CCBB BH, a mostra reforça a importância da cidade no cenário cultural: “Encerrar a itinerância em Belo Horizonte é reconhecer a relevância da cidade na formação da cena artística brasileira e reafirmar nosso compromisso de ampliar a conexão do público com a cultura”.
Serviço: Exposição “Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil”
De 27 de agosto a 10 de novembro de 2025
Pátio e Galerias do 3º Andar – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte – MG
Todos os dias, exceto às terças, das 10h às 22h