Garotinho coleciona selos postais e dá continuidade a tradição de família

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
11/11/2017 às 12:26.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:39

Um garotinho recebe um telegrama e vai até a agência dos Correios buscar os selos de Natal lançados para as festas de fim de ano. A cena curiosa pode parecer saída do século passado, mas se passa mesmo em 2017. Gustavo Deslandes, de 11 anos, é um colecionador de selos e mantém viva uma tradição de família. O acervo, que foi iniciado pelo pai da criança, ainda na juventude, ganhou ontem cinco novas figuras natalinas. 

O hábito incomum para crianças dessa geração foi passado de pai para filho. Gustavo foi apresentado às figuras postais quando tinha apenas 6 anos e se encantou pelas imagens. Juntos, eles têm mais de 300 selos diferentes em casa. “Quando eu era bem pequeno meu pai me mostrou os selos. Achei muito legais as estampas diferentes e decidi começar a colecionar também”, conta o menino. 

Desde o ano passado, toda vez que figuras postais são lançadas e começam a circular, Gustavo vai até à agência pegar as novidades. “Os amigos da minha idade acham diferente e não têm esse costume, mas eu gosto muito de pegar os selos novos”, diz. 

Ao chegar aos Correios, Gustavo se surpreendeu. Além do lançamento dos selos, o garoto foi recebido com uma festa montada pelo próprio Papai Noel para celebrar a proximidade do Natal e dar início à tradicional campanha de cartinhas da instituição. Outras dezenas de crianças foram até o local deixar bilhetes com pedidos de presentes para o bom velhinho. Ao todo, 150 mil meninos e meninas mineiros poderão receber presentes de voluntários. 

Quem levou o garoto à festa foi o avô, Nilson José Aguiar, de 80 anos, que o acompanha na visita aos Correios toda vez em que há uma nova edição de selos. Ele incentiva o neto a continuar com o costume: “Eu mesmo coleciono notas e moedas antigas, essa procura constante é uma forma de manter viva nossa identidade”, lembra.

Leia também:
Sonhos de Natal: cartinha do Papai Noel pode presentear 150 mil crianças mineiras, o dobro de 2016

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por