Mais uma onda de clonagem em sites oficiais gera preocupação e dor de cabeça à população. Dias após ataque hacker no site do Departamento de Trânsito de Minas (Detran), a prefeitura de Belo Horizonte confirmou que criminosos emitiram guias falsas do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2022. O golpe envolveu não apenas o pagamento, mas o roubo de dados de cidadãos.
Até esta quarta-feira (23), segundo o executivo municipal, apenas um contribuinte teria feito o pagamento do boleto falso gerado no site. Outras pessoas também teriam emitido a guia, mas a PBH não tem informações sobre os pagamentos.
Um boletim de ocorrência foi registrado pela administração municipal. Além disso, o crime cibernético foi denunciado no portal do Google.
Quem foi vítima do golpe deve procurar uma delegacia da Polícia Civil e prestar queixa.
A prefeitura explica que cerca de 750 mil imóveis estão aptos a pagarem o imposto neste ano, com arrecadação estimada de R$ 1,93 bilhão. As guias do IPTU devem ser emitidas apenas nos sites oficiais e cadastrados pela prefeitura - o endereço verdadeiro sempre terá o domínio "gov.br" no final, válido para todos os sites governamentais.