
A Prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, decretou situação de emergência nesta terça-feira (10) após as fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. De acordo com a administração municipal, 447 pessoas estão desabrigadas e estima-se que outras 11 mil estejam desalojadas.
Desabrigados são aqueles que tiveram de sair de casa e precisaram de acolhimento em locais públicos, como os abrigos. Já as desalojadas são pessoas que podem ficar em casas de parentes ou amigos.
De acordo com o prefeito André Merlo, o decreto é necessário em função da grave inundação que atingiu a população ribeirinha do Rio Doce.
"A inundação tem atingido, direta e indiretamente, aproximadamente 15 mil pessoas que residem em cerca de 23 bairros às margens do rio. O decreto visa permitir que ampliemos o suporte oferecido aos atingidos”, afirmou a Prefeitura em nota.
O decreto considera os riscos às vias públicas, edificações particulares, áreas de ocupação e em prédios públicos, incluindo o possível desabastecimento de energia e água potável.
"Além disso, consideramos a real dificuldade do pleno e integral funcionamento dos serviços públicos municipais. O decreto é um importante recurso que nos possibilita obter recursos federais e estaduais para a recuperação da cidade, além de facilitar a liberação do FGTS às pessoas cujos imóveis tenham sido afetados pelas chuvas", apontou a Prefeitura de Valadares.
Leia mais: