Privatização

Governo de Minas vende restante de participação na Helibras para a Airbus

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 20/01/2023 às 16:39.

O Governo de Minas vendeu, nesta sexta-feira (20), a participação de 15,51% da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) na empresa Helicópteros do Brasil S/A (Helibras), por R$ 95 milhões.

Quem adquiriu a parte da Codemge foi a europeia Airbus Helicopters, que já era acionista da Helibras e, agora, passa a ser controladora da fábrica mineira de helicópteros localizada em Itajubá, no Sul do Estado – única da América Latina que produz esse tipo de aeronave de uso civil e militar.

Segundo o governador Romeu Zema, mesmo com a saída do controle acionário, o Minas continuará sendo uma “parceira”. “Helibras é uma empresa que trabalha com um alto nível de tecnologia e entrega um produto de elevado valor agregado. Daí a importância para o desenvolvimento econômico do estado”, avaliou.

De acordo com Thiago Toscano, diretor-presidente da Codemge, não é papel do Estado ser fabricante de helicópteros. “Seria melhor a Airbus fazer a gestão sozinha e o Governo de Minas alocar esforços onde o governo deve prestar serviço público de qualidade”, afirmou.

A venda do restante da participação mineira na Helibras foi autorizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) em dezembro de 2022. O documento permite a alienação de alguns ativos da carteira da Codemge, dentre eles, a participação direta na fabricante de helicópteros.

Conforme dados do governo estadual, Itajubá concentra 44 empresas do segmento de aviação que, juntas, geram cinco mil empregos diretos e faturam R$ 1 bilhão por ano.

(*) Com Agência Minas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por