'Minha Casa Minha Vida'

Governo Federal entrega 600 moradias a famílias de baixa renda em Contagem, na Grande BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeeemdia.com.br
14/02/2023 às 18:27.
Atualizado em 14/02/2023 às 18:43
Lula prometeu colocar 50% dos recursos do programa para a faixa de renda mais baixa e construir 2 milhões de habitações voltadas a esse grupo até 2026 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Lula prometeu colocar 50% dos recursos do programa para a faixa de renda mais baixa e construir 2 milhões de habitações voltadas a esse grupo até 2026 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Cerca de 2,4 mil moradores de Contagem, na Grande BH, que viviam em áreas de risco ou de ocupações precárias foram contemplados com 600 apartamentos do programa "Minha Casa Minha Vida", do Governo Federal, na tarde desta terça feira (14).

São famílias de baixa renda atendidos pelo programa “Bolsa Moradia” e que faziam parte das ocupações William Rosa, Vila Esperança, Povo Brasileiro, Maria da Conceição e outras áreas carentes do município. O "Bolsa Moradia" é um benefício referente a aluguel temporário pago pelo Governo Federal até que seja feito o reassentamento definitivo.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve no evento em Contagem para entregar as chaves das novas moradias. "Parabéns a cada um de vocês que recebem com muita vitória, com muita luta, esses apartamentos. Nós sabemos que precisamos melhorar a economia, mas o foco e a prioridade do nosso governo é combater a desigualdade, gerar emprego e devolver a dignidade ao povo (...) Vamos acabar com a miséria e com a fome, e voltar com os programas sociais".

Segundo a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), coube à Prefeitura Indicar as famílias que seriam beneficiadas, levando em conta os critérios de política social do "Minha Casa Minha Vida".

Marília destacou ainda que caberá à gestão municipal complementar o pagamento das prestações dos apartamentos que, juntos, somam quase R$ 8 milhões.

"Estamos aqui para recuperar a dignidade de vocês. Cabe à Prefeitura acolher para garantir que os moradores sejam atendidos nos postos de saúde, façam cadastro nas escolas, tenham transporte público e direito aos serviços da cidade", afirmou a prefeita.

Ela desejou boas-vindas aos moradore e orientou que os beneficiados mantenham diálogo com o poder público. "Vamos com calma nesse processo".

Uma das moradoras beneficiadas em Contagem foi Diane de Oliveira Souza. "Quero agradecer primeiro a Deus, ao presidente Lula, à deputada Bella Gonçalves. Falo em nome de todos os beneficiados, todos deveriam ser gratos aos apartamentos que ganharam. Eu sou muito grata pela moradia digna".

Novo lar
O residencial Icaivera é um dos últimos conjuntos viabilizados pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, lançado em 2009. Ele é destinado a famílias da faixa 1, com renda familiar de até R$ 1,8 mil.

São dois blocos de apartamentos com dois quartos, sala, cozinha e área, dotados de infraestrutura como comércio e transporte, na região Vargem das Flores, no bairro Icaivera.

O residencial conta com 300 unidades em cada bloco e área coletiva com quadra de esportes, área gourmet, playground e vagas de estacionamento. Ao todo, são 18 blocos com quatro andares e um bloco com três andares.

O sorteio da numeração dos apartamentos foi realizado em 2 de fevereiro, em evento na sede da Prefeitura de Contagem.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por