abastecimento

Grande BH tem 32 bairros em rodízio de água até reconstrução de adutora

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
09/03/2022 às 08:29.
Atualizado em 09/03/2022 às 08:59
 (Guga Ribeiro/ Divulgação)

(Guga Ribeiro/ Divulgação)

Trinta e dois bairros de BH e região metropolitana entraram em rodízio de abastecimento de água devido ao rompimento de uma adutora da Copasa. A medida afeta meio milhão de pessoas, que terão que se planejar para ficar sem água, em plena pandemia, por intervalos de 24 horas até 20 de março. 

As regiões foram dividas em quatro grupos. A promessa é que nenhum bairro fique desabastecido por dois dias seguidos.  Hospitais e escolas terão atendimento priorizado, com a presença de caminhão-pipa na porta em casos de necessidade.

Em BH, vai faltar água nos bairros Venda Nova, Landi, Barreiro, Betânia, Buritis, Alípio de Melo, Caiçara e Ouro Preto. Segundo a Copasa, os critérios levam em conta regiões mais altas e distantes do reservatório.

O presidente da companhia, Carlos Eduardo Tavares de Castro, disse que a alternativa não é a ideal, mas necessária. O gestor pede que moradores da capital e de cidades do entorno, que não foram afetados, utilizem a água de forma racional para que a distribuição chegue por igual a toda população.

OBRAS NA ADUTORA

A Copasa informou que está em andamento a obra de reconstrução da adutora do sistema Serra Azul, em Juatuba. O sistema responde por 15% do abastecimento de água da região metropolitano. A instalação da estrutura provisória será concluída e interligada ao sistema entre 18 e 20 de março. 

De acordo com o presidente da companhia, a perícia para saber a causa do rompimento ainda não foi concluída, mas é possível adiantar que a estrutura foi atingido pelo incêndio de vegetação que ficou presa na adutora.

SERVIÇO

Diariamente, a Copasa vai divulgarno site e nas redes sociais um informe com o dia, horário, cidades e bairros afetados,paraque apopulação saiba quando terá o serviço temporariamente suspenso.

Grupo 1
Dias 8, 12, e 16 de março
BH: Venda Nova e Landi
Contagem: Centro, Santa Helena e Instância do Hibisco
Betim: Imbiruçu, São Luiz e Petrolândia
Ribeirão das Neves: Justinópolis
Santa Luzia: São Benedito, Santa Clara e São Cosme

Grupo 2
Dias 9, 13 e 17 de março
Contagem: Cabral e Nacional
Lagoa Santa
Vespasiano
São José da Lapa

Grupo 3
Dias 10, 14 e 18 de março
Belo Horizonte: Barreiro, Betânia e Buritis
Contagem: Riacho das Pedras, Eldorado, Cidade Industrial e Industrial

Grupo 4
Dias 11, 15 e 19 de março
Belo Horizonte: Alípio de Melo, Caiçara e Ouro Preto
Contagem: Água Branca e Ressaca
Betim: Centro, Angola, Ouro Negro, Montreal, Petrópolis
e PTB

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por