Grande variação de temperatura e tempo seco devem ser a marca do inverno na Grande BH

Hoje em Dia
Publicado em 22/06/2015 às 18:08.Atualizado em 17/11/2021 às 00:35.
 (Samuel Costa/Arquivo Hoje em Dia)
(Samuel Costa/Arquivo Hoje em Dia)
O inverno começou oficialmente às 13h38 de domingo (21) com o clima gelado em Belo Horizonte e Região Metropolitana devido a atuação de uma massa de ar polar. E a previsão é de que as temperaturas continuem baixas nos próximos dias. 
 
Contudo, durante a estação os termômetros podem marcar até 30ºC. Segundo meteorologistas da Cemig, a temperatura mínima na capital pode chegar a 10ºC, em julho, e máxima acima dos 30ºC em setembro.
 
Outro fenômeno que marcará a estação será o tempo seco. Na Grande BH, a umidade relativa do ar pode ficar inferior a 20%, o que favorecerá chuvas esporádicas, mesmo com o clima seco.
 
Minas
 
No Estado, o inverno será com temperaturas abaixo da média no Triângulo, Oeste, Noroeste e Norte do Estado. Nas demais regiões, o clima deve ficar dentro da média histórica. 
 
Segundo os especialistas, haverá queda na umidade relativa do ar nas regiões Noroeste e Norte, chegando a ficar abaixo de 20% em alguns períodos do inverno, principalmente em agosto e setembro. Já na Zona da Mata, Sul e Leste, a proximidade do oceano contribui para níveis confortáveis de umidade relativa do ar.
 
Chuvas
 
No Triângulo Mineiro, Oeste, Norte e Noroeste, a previsão é de chuvas ligeiramente acima da média. Já nas regiões mais próximas do litoral, como as regiões Sul, Zona da Mata, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri e Leste são esperadas chuvas dentro da média. 
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por