Metroviários de Belo Horizonte decidiram pelo fim da greve e retorno ao trabalho na próxima segunda-feira (20). A suspensão da paralisação foi aprovada na assembleia da categoria, realizada na Praça da Estação, no Centro da capital, nesta sexta-feira (17).
Apesar da decisão, os trabalhadores do metrô aguardam uma proposta do governo federal sobre o futuro de 1,6 mil metroviários após a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU-BH), ocorrida em dezembro de 2022.
Nesta semana, o Ministério Público do Trabalho (MPT) pediu que a União se manifeste até a próxima sexta-feira (24) sobre o pedido do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários (Sindimetro-MG) para suspensão da assinatura do contrato de concessão do metrô da capital.
O Sindimetro-MG informou que uma nova assembleia está marcada justamente para a próxima sexta e, "dependendo da resposta do governo", a categoria pode retomar a paralisação do serviço em BH.
A reportagem entrou em contato com a CBTU-BH e aguarda retorno.
Em meio à discussão na esfera federal, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) marcou uma audiência com os metroviários para a próxima terça-feira (21).
Leia mais: