
Em reunião na tarde deste sábado (30), os metroviários decidiram suspender a greve que já durava 40 dias. Os trens voltam a circular normalmente nesta segunda-feira (2).
A paralisação começou no dia 21 de março e foi a mais longa dos metroviários em Belo Horizonte. O anúncio da suspensão foi feito por representantes da categoria, após assembleia dos trabalhadores realizada na tarde deste sábado.
Em vídeo, eles argumentam que a categoria decidiu encerrar a greve para ajudar a população de Belo Horizonte, já muito penalizada pela redução na frota de ônibus do transporte público da cidade.
“Nós não vamos ajudar empresários de ônibus que querem a privatização do transporte público e colocam a cidade refém. A gente prefere recuar e sofrer a consequência do nosso recuo do que ajudar os empresários e prejudicar nosso povo”, afirmou o diretor de comunicação do Sindimetro, Pablo Enrique.
A greve durou 40 dias. Os trens estavam circulando apenas entre 10h e 17h. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o serviço de metrô na capital mineira, a greve prejudicava cerca de 70 mil pessoas por dia em Belo Horizonte e região metropolitana.