Alerta na Grande BH

Gripe aviária: após foco em Mateus Leme, prefeito informa que 'não existe risco comunitário'

De acordo com o prefeito Dr. Renilton, município foi informado pelo Governo de Minas que exames deram positivo

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/05/2025 às 14:20.Atualizado em 27/05/2025 às 14:55.
"Todas as medidas sanitárias já estão sendo tomadas", informou o prefeito de Mateus Leme,  Dr. Renilton (Reprodução / Prefeitura de Mateus Leme)
"Todas as medidas sanitárias já estão sendo tomadas", informou o prefeito de Mateus Leme, Dr. Renilton (Reprodução / Prefeitura de Mateus Leme)

A suspeita de gripe aviária em aves ornamentais encontradas mortas em um sítio de Mateus Leme, na Grande BH, foi comunicada ao Governo de Minas nessa segunda-feira (26), conforme informou o prefeito da cidade, Dr. Renilton (Republicanos). Nesta terça (27), o Estado confirmou o foco e decretou emergência sanitária animal, com prazo de 90 dias.

Diante da situação, o chefe do Executivo municipal gravou um vídeo na tentativa de tranquilizar os moradores da cidade. "Todas as medidas sanitárias já estão sendo tomadas. Quero tranquilizar a população que não existe risco comunitário e novas informações passaremos em breve", disse.

Ainda de acordo com o prefeito, os casos foram detectados em uma propriedade particular. No dia 16 deste mês, dois gansos e um cisne negro foram encontrados mortos e encaminhados para exame. O resultado apontou positivo para gripe aviária.

Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), medidas já foram adotadas. As ações de monitoramento e prevenção incluem medidas de biosseguridade em granjas comerciais, políticas de educação sanitária, vigilância em propriedades classificadas como de risco, além do cadastro e vistoria em criatórios de subsistência.

O governo informou que, "até o momento, não há qualquer comprometimento da produção avícola do Estado".

Este não é o primeiro registro de gripe aviária em Minas. Em 2023, um pato de vida livre foi diagnosticado com Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade (H9N2), que não oferece risco aos seres humanos e causa poucos sintomas nas aves.

Risco de transmissão 

A transmissão da gripe aviária de aves para humanos não é comum, mas pode ocorrer em "pessoas expostas a uma grande carga viral ou que estejam com baixa imunidade".

É importante destacar que a Influenza Aviária não é transmitida pelos alimentos, desde que sejam bem cozidos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por