
Donos e funcionários de autoescolas, agentes públicos e agenciadores de exames são alvos de operação que investiga fraudes em testes para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação foi desencadeada nesta quinta-feira (1°) em Belo Horizonte e região metropolitana.
Ao todo, 31 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Betim, Ibirité, Lagoa Santa, Divinópolis, Nova Lima e Itaobim. O operação é feita pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Conforme as investigações, foram identificadas fraudes nas provas de legislação e direção e em exames médicos para a habilitação ou renovação da CNH.
Cada fraude chegava a custar em torno de R$ 8 mil a 10 mil, no caso de falsificação completa de uma CNH.
Além disso, as apurações identificaram pelo menos 40 acidentes de trânsito envolvendo beneficiários do esquema criminoso, sendo que em um desses uma mulher, passageira de um ônibus do transporte coletivo, teve a perna amputada.
A operação é realizada em conjunto com a Corregedoria Geral da Polícia Civil e Polícia Militar (Batalhão Rotam, Batalhão de Choque, Companhia de Policiamento com Cães, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e Diretoria de Inteligência da PMMG).
A operação foi batizada de "Fraus Omnia", em referência à expressão latina “fraus omnia corrumpit” (a fraude tudo corrompe).