
A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) vai realizar, na próxima semana, um curso de capacitação aos Guardas Municipais para acolhimento às vítimas de racismo e de importunação sexual. O curso tem como alvo os agentes da instituição e visa humanizar o atendimento às vítimas desses crimes durante o Carnaval.
Segundo a Secretaria, é importante conscientizar os agentes sobre a importância de agir com sensibilidade no acolhimento prestado. Como são dois crimes que atingem o lado emocional das vítimas, motivar as pessoas a registrar as ocorrências e providenciar o encaminhamento adequado ajuda a evitar a subnotificação dos casos e que os autores saiam impunes.
Na parte da capacitação que abordará os casos de injúria racial, o destaque será a recente alteração da legislação, que o equiparou ao crime de racismo. Já o tema da importunação sexual vai auxiliar as vítimas a identificar se você está sendo vítima, qual a diferença entre assédio e importunação e como e onde denunciar o crime.
Para o Secretário de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, é importante destacar as mudanças de rigidez das leis. “Até 2017, tínhamos um cenário de impunidade, dando a sensação de que nada acontecia com os importunadores". Genilson lembra que, desde que a PBH passou a atuar na educação, conscientização e no combate qualificado a esse tipo de crime, teve como resultado a prisão de dezenas de autores.