Coletores de lixo foram instalados em 22 pontos do hipercentro de Belo Horizonte no fim da manhã desta sexta-feira (24). O objetivo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é armazenar o lixo gerado em residências e comércios para, posteriormente, ser retirado pela coleta, reduzindo a quantidade de resíduos espalhada pelas ruas da capital.
Segundo a PBH, a ideia é que os contêineres sejam usados por quem não conseguir expor seus resíduos em horário próximo ao da passagem do caminhão de coleta.
O prefeito Álvaro Damião (União) afirmou que a medida visa minimizar os impactos do lixo nas ruas. "Sabemos dos problemas da cidade e um deles é o lixo que fica espalhado pelas ruas. Por isso, pensamos de que forma poderíamos minimizar os impactos desses resíduos nas ruas, não só no centro, mas em outras regiões”, disse.
Expansão do projeto
Conforme o prefeito, o projeto começa a ser testado nesta sexta-feira (24). A expectativa é que essa fase dure cerca de cinco meses e que, após a correção de possíveis falhas, novos coletores sejam instalados em outras regiões da capital.
“Vamos avançar com esse plano para toda a cidade de BH, assim que possamos corrigir alguma falha que eventualmente possa surgir. Queremos que as pessoas vejam que estamos cuidando da cidade e quando elas vêem isso, ela também nos ajudam a cuidar”, completou o prefeito.
Equipes do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) estão nas ruas do hipercentro para sensibilizar moradores e comerciantes sobre o novo projeto-piloto.
Pontos de instalação dos contêineres
1. Av. Afonso Pena, 1.212
2. Av. Afonso Pena, 1.148
3. Av. Afonso Pena, 1.110
4. Av. Afonso Pena, 1.000
5. Av. Afonso, 964
6. Av. Afonso Pena, 744
7. Praça Professor Alberto Deodato
8. Rua dos Goitacazes com Rua da Bahia
9. Rua Goiás, em frente ao número 187
10. Rua da Bahia em frente ao número 603
11. Rua Vinte e Um de Abril com Rua Saturnino de Brito, embaixo do viaduto
12. Av. Santos Dumont próximo ao número 250
13. Av. Santos Dumont, 167
14. Rua dos Guaicurus, 437
15. Rua dos Guaicurus, próximo ao número 526
16. Rua Curitiba, 179
17. Rua Curitiba, próximo ao número 32
18. Rua dos Caetés, 603
19. Rua dos Caetés, 525
20. Rua dos Caetés, 343
21. Rua Rio de Janeiro com Rua dos Caetés
22. Rua Espírito Santo, próximo ao número 250
VEJA FOTOS
(Valéria Marques/ Hoje em Dia )
(Valéria Marques/ Hoje em Dia )
(Valéria Marques/ Hoje em Dia )
(Valéria Marques/ Hoje em Dia )
(Valéria Marques/ Hoje em Dia )