Homem é preso suspeito de usar diploma falso para trabalhar como enfermeiro em hospital de BH
Estudante de enfermagem atuava há três meses como supervisor em unidade, colocando pacientes em risco
Um homem, de 40 anos, foi preso em flagrante no Hospital Belo Horizonte, no bairro Cachoeirinha, região Nordeste da capital, sob suspeita de exercício ilegal da profissão. O homem, que cursava o nono período de enfermagem, estava atuando como enfermeiro e supervisor de uma unidade hospitalar há três meses, utilizando um diploma falso.
A prisão ocorreu após uma denúncia e fiscalização conjunta do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) e da Polícia Militar (PMMG).
Ao ser abordado, o suspeito admitiu à polícia ter comprado o diploma forjado na porta da faculdade de uma pessoa desconhecida. Ele também pagou por um carimbo com um suposto número de registro no Coren.
O coordenador de fiscalização do Coren-MG, Eriko Barbosa Pereira, confirmou a irregularidade. Segundo ele, o exercício da enfermagem exige diploma válido e inscrição ativa no Conselho, requisitos não cumpridos pelo homem, que não possuía registro ativo. A faculdade que constava no diploma falso também confirmou que o nome do suspeito não estava em seus registros.
O Coren-MG informou que o homem prestava assistência direta aos pacientes e supervisionava a equipe de enfermagem na unidade onde trabalhava.
O homem foi conduzido à delegacia, onde deve responder por exercício ilegal da profissão e falsificação de documento. Os documentos, o carimbo e o crachá de identificação foram apreendidos. A reportagem procurou a Polícia Civil, o Hospital Belo Horizonte, e aguarda retorno sobre o caso.