
Hospitais da rede pública de Belo Horizonte já podem retomar a realização de cirurgias eletivas, de forma gradual, a partir desta sexta-feira. Aproximadamente 32 mil pessoas aguardam para realizar procedimentos considerados como não emergenciais em unidade de Saúde. Esses pacientes, segundo informou a prefeitura da capital mineira, estão cadastrados na Central de Internação da Secretaria Municipal de Saúde e são residentes de BH e de outros 500 municípios.
Nessa quinta (24), o Comitê Extraordinário Covid-19, do governo de Minas, liberou que essas cirurgias voltem a ser realizadas no Estado. Os procedimentos estavam suspensos desde fevereiro e poderão ocorrer conforme normas específicas para cada onda do Minas Consciente, plano do governo para retomada segura e gradual da economia.
Em BH, a prefeitura considera o atual cenário da pandemia na cidade, com redução dos indicadores monitorados pelo município, para o retorno. “É importante destacar que a Secretaria Municipal de Saúde orienta a retomada gradual das cirurgias eletivas em todos os estabelecimentos de saúde contratados ao SUS/BH, condicionada à aplicação dos critérios dispostos na Resolução SES/MG Nº 7571, de 22 de junho de 2021 e ao monitoramento detalhado dos estoques dos fármacos utilizados nos procedimentos de ventilação mecânica e manutenção da sedação dos pacientes, bem como da ocupação dos leitos de forma que possam ser rapidamente revertidos para atendimento à Covid- 19, caso necessário”, informou por meio de nota.
Um ofício com orientações da pasta foi enviado para 17 unidades de saúde localizadas na capital. Veja lista:
- Associação Mário Penna
- Biocor Instituto
- Complexo Hospitalar São Francisco
- Fundação Hospitalar Do Estado De Minas Gerais
- Hospital Da Baleia
- Hospital Das Clínicas Da UFMG
- Hospital Evangélico De Belo Horizonte
- Hospital Felício Rocho
- Hospital Madre Teresa
- Hospital Metropolitano Dr. Célio De Castro
- Hospital Metropolitano Odilon Behrens
- Hospital Padre Anchieta
- Hospital Paulo De Tarso Geriatria E Reabilitação
- Hospital Risoleta Tolentino Neves
- Hospital Sofia Feldman
- Hospital Universitário Ciências Médicas
- Santa Casa De Belo Horizonte