Saúde

Hospital da Baleia alega dificuldade para adquirir insumos para atender pacientes com câncer

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
22/06/2022 às 17:20.
Atualizado em 22/06/2022 às 17:28

Um dos hospitais filantrópicos que é referência em tratamento oncológico em Minas enfrenta dificuldades para comprar insumos hospitalares. O Hospital da Baleia, que fica no Saudade, região Leste de BH, não consegue adquirir sorbitol, solução utilizada em cirurgias ginecológicas e urológicas para tratamento de câncer de útero e próstata. Segundo a instituição de saúde, há dificuldade para encontrar o insumo no mercado.

O hospital também enfrenta dificuldade para repor o estoque de outros itens. Isso faz com que insumos importantes, como soro fisiológico e contraste (para exames) sejam usados de forma racional, já que o estoque está baixo.

O contraste não iônico, usado em diagnósticos por imagem também está escasso, informou a instituição.

De acordo com o Hospital da Baleia, esse cenário tem gerado grande impacto para os pacientes oncológicos, com atrasos na feitura de exames, demora no início do tratamento e adiamento de cirurgias.

A direção da instituição alerta que, no caso desses pacientes, o diagnóstico precoce, a correta aplicação dos medicamentos e a cirurgia realizada no tempo adequado são "imprescindíveis para o sucesso do tratamento".

O Hospital da Baleia realiza 95% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por