Hospital de Santa Luzia, na Grande BH, terá serviço de urgência e um CTI

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
17/11/2016 às 18:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:42

Em meio à crise enfrentada por unidades de saúde em todo o país, com a interrupção de serviços e paralisações de médicos, o Hospital Municipal de Santa Luzia, na Grande BH, anuncia uma série de investimentos. Em três meses, o número de leitos deve dobrar e um pronto atendimento para os casos de urgência e emergência, ser implantado.

16 mil pacientes são atendidos por mês na UPA São Benedito; 130 profissionais atuam no hospital e o número deve dobrar com a ampliação

Inaugurado há cerca de um ano, o hospital fica no Centro da cidade e funciona como espécie de retaguarda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Benedito. Hoje, a instituição oferece apenas atendimento para internações e cirurgias eletivas. O projeto de expansão prevê, ainda em 2017, a criação do primeiro Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) do município e assistência própria a pacientes submetidos a hemodiálise.Lucas PratesPREFEITA – Roseli Pimentel disse que R$ 111 milhões serão investidos na área da saúde em 2017

Deslocamento

Na cidade, 150 moradores com quadro de insuficiência renal crônica fazem tratamento de hemodiálise em unidades de saúde de BH. “O paciente sofre muito com a viagem. Fica lá o dia todo”, diz a prefeita Roseli Pimentel. 

Roseli Pimentel, prefeita de Santa Luzia)

A chefe do Executivo, reeleita no último pleito, faz questão de destacar que o Hospital Municipal será administrado por uma Organização Social de Saúde (OSS). A terceirização por meio de uma empresa sem fins lucrativos, diz ela, visa otimizar o trabalho e capacitar profissionais.

“É uma forma de desburocratizar a saúde. Os medicamentos, por exemplo, em que às vezes se demora quatro, cinco meses para licitar, poderão ser adquiridos de imediato por ela (OSS), que ainda trabalha com a questão do controle da qualidade”. 

Atualmente, a unidade tem 45 leitos, suporte às internações da UPA São Benedito e para pacientes submetidos a cirurgias eletivas. Com a expectativa de se chegar a 90 vagas, pessoas que hoje são direcionadas para a Central de Leitos, em BH, também serão atendidas no município.Lucas PratesEXPANSÃO – Obra que prevê ampliação dos serviços no hospital deve ser finalizada no ano que vem

Outra demanda que passa a ser absorvida é a dos exames de tomografia. Antes agendado em laboratórios da capital, o serviço estará disponível 24 horas por dia no hospital. Segundo Roseli Pimentel, as melhorias integram um pacote de investimentos de R$ 111 milhões previsto para o ano que vem.

Diretor do hospital, Gustavo Aquino destaca dentre os novos serviços oferecidos o de pediatria. “Vamos manter a mesma qualidade existente na UPA. Lá (São Benedito), a pediatria é referência. São 200 atendimentos por dia”, frisa o gestor, que também está à frente da UPA.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por