
A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), referência no atendimento aos casos de Covid-19 para a Prefeitura de Belo Horizonte, informou, nesta sexta-feira (12), que interrompeu a entrada de novos pacientes com a enfermidade causada pelo novo coronavírus. O atendimento aos internados está garantido até sexta-feira que vem (19).
Além disso, a FHSFA cancelou cirurgias oncológicas e de urgência e manteve apenas os procedimentos de emergência (risco de morte). De acordo com o hospital, o motivo é a ausência de medicamentos anestésicos e anticoagulantes, necessários para a intubação de pacientes e para a realização de procedimentos cirúrgicos, devido à falta de abastecimento por parte dos fornecedores.
A fundação atua com duas unidades em BH: no bairro Concórdia, na região Nordeste, e no Santa Lúcia, na região Centro-Sul da capital. Ao todo, são 328 leitos. Desse total, 93 unidades são exclusivas para Covid-19, sendo 63 vagas de enfermaria e 30 leitos de terapia intensiva.
Atendimento até sexta
Apesar das dificuldades, a FHSFA declarou que está priorizando a segurança e assistência aos pacientes que já se encontram internados e que está utilizando neles os medicamentos disponíveis em estoque. A instituição afirmou que mobiliza "todos os esforços" para que a situação seja normalizada o mais breve possível.
De acordo com Marcos Jerry Pereira, superintendente administrativo-financeiro da instituição, o estoque de medicamentos disponível atualmente nas unidades permite o atendimento dos já internados com Covid-19 apenas até a próxima sexta-feira (19).
Segundo ele, assim que o problema foi identificado, a entidade comunicou a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério Público.
"Existe a possibilidade de chegarem remédios até sexta que vem. Nós temos várias compras feitas. Mas é uma dificuldade nacional da indústria farmacêutica. Se não chegarem, o extremo será ter que transferir nossos pacientes para outros hospitais", explicou o gestor.
Fundação Hospitalar São Francisco de Assis
A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis é uma instituição filantrópica de atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a FHSFA, o São Francisco foi um dos primeiros hospitais de Belo Horizonte a se prontificar, junto à Secretaria Municipal de Saúde, para o enfrentamento da pandemia.
O Hoje em Dia entrou em contato com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para obter informações sobre o abastecimento de medicamentos e aguarda retornos.