
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou multa de R$ 115,5 mil a criadores amadores de pássaros que declararam informações falsas sobre os animais.
Nessa segunda-feira (13), foi realizada a primeira fase da operação "Cage”, que teve como objetivo fiscalizar criadores envolvidos em fraudes no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass). A operação fiscalizou 41 municípios das regiões Central e Centro-Oeste de Minas.
De acordo com o Ibama, os criadores deram informações falsas sobre o nascimento das aves no Sispass, com registros de anilhas não entregues, o que possibilitava "esquentar" animais capturados na natureza, realizando transferências no sistema.
Agentes ambientais vistoriaram 27 criadores e apreenderam 113 pássaros. Foram emitidos 14 autos de infração. O Ibama estima que ao menos 100 criadores serão fiscalizados até o fim da operação.
Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Estadual de Florestas deram apoio à operação.
Leia mais: