Ibama realiza inspeção na rota da lama da barragem de Mariana

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
12/04/2016 às 17:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:54
 (WhatsApp/Divulgação)

(WhatsApp/Divulgação)

Uma equipe formada por 15 técnicos do Ibama de Minas e do Espírito Santo vai realizar, até esta quinta-feira (14), uma inspeção na área atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana. Eles avaliarão a situação em 19 pontos, entre a barragem e a hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga), em Santa Cruz do Escalvado.

Os profissionais coletarão amostras de água para verificar índices de turbidez e nível de contaminação. Também serão avaliadas as obras já feitas pela Samarco, como a construção dos diques para conter o derramamento de rejeitos, e como deverão ocorrer os trabalhos de limpeza do trecho percorrido.

Até o momento, os diques S1 e S2 já estão assoreados, ou seja, já foram preenchidos pelos rejeitos que ainda descem de Fundão. O dique S3, segundo a assessoria de imprensa do Ibama, ainda está recebendo o material, mas o dique S4 foi isolado porque ao escavarem a estrutura, foi descoberta um muro de uma antiga igreja que tem grande importância arqueológica.

O S3 deve continuar recebendo os rejeitos e, pelo acompanhamento feito, tem conseguido segurar o material, mas a expectativa, segundo a assessoria de imprensa do Ibama, é a de que as obras definitivas para contenção do material sejam finalizadas até dezembro deste ano.

Os técnicos aproveitam o fim do período chuvoso para realizar a inspeção, o que facilita o acesso a lugares mais difíceis, e já prevendo problemas com a poeira durante a estiagem. Mais uma questão que precisará de intervenção.

Em uma outra etapa, será realiza a retirada de resíduos que estão abaixo dos diques. Só em Candonga, há uma parede de 16 metros de altura de resíduos. O Ibama, juntamente com uma equipe de especialistas, está elaborando o projeto para a realização da limpeza nesse trecho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por