
O barroco de uma das mais antigas cidades de Minas ganha uma homenagem especial nesta sexta-feira (2). Com mais de 300 anos, a história de Sabará se confunde com a de Minas.
Tudo começou com sonhos e aventuras de bandeirantes que escolheram as terras férteis ao lado do Rio das Velhas como ponto de partida para sair em busca de pedras preciosas. O arraial surgiu no fim do século XVII e só em 1838 a Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará tornou-se cidade.
A partir das 19h, toda essa riqueza cultural e arquitetônica de Sabará, na região metropolitana, será homenageada pelo projeto Rota da Liberdade.
Até sábado, as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Melo Viana, serão iluminadas. A fachada vai receber intervenções de laser e um videomapping exclusivo com cenas que contam a história da cidade.
A direção do projeto fica por conta do artista Rafael Cançado, mais conhecido como Homem Gaiola. Arquiteto, artista digital e um dos diretores do coletivo internacional Dark Light Studio, o VJ realizou uma intensa pesquisa sobre os aspectos históricos de Sabará, para criar o trabalho.
“Sabará tem uma enorme bagagem cultural. Vamos explorar a arquitetura da fachada da igreja com temas que vão desde o Rio das Velhas, o ciclo do ouro, as jabuticabas e, claro, o barroco que é um dos nossos maiores patrimônios”, destaca.
Rafael explica que seu trabalho busca transformar a realidade por meio das luzes. Em cada trabalho, ele cria uma narrativa única, capaz de transmitir sensações e provocar reflexões no público, em um diálogo com novas experiências com a arte que valorizam tradições e histórias de cada espaço.
Cartão Postal
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário,, tombada pelo IPHAN, começou a ser erguida em 1713, por pessoas em situação de escravidão. Mas nunca chegou a ser finalizada por falta de recursos financeiros. Mesmo assim, é um dos ícones da cidade histórica, que atrai turistas e revela a fé e a força do povo negro africano.
Serviço:
ROTA DA LIBERDADE - SABARÁ
2 e 3 de setembro - 19h às 23h
Praça Melo Viana - Sabará
Leia mais