Implantação da terceira etapa do Move é promessa de mais fluidez no trânsito

Renato Fonseca - Hoje em Dia
24/04/2014 às 07:47.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:16
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Mais fluidez e mobilidade. Pelo menos essa é a promessa da BHTrans, a partir de sábado (26), com a implantação da terceira etapa do Move. Cinquenta e seis ônibus deixam de circular pela pista de tráfego misto da avenida Cristiano Machado – durante o horário de pico da manhã – e outras linhas de coletivos serão criadas.

Um linha troncal vai levar os passageiros da Estação São Gabriel até o Centro, passando pelos bairros Floresta e Sagrada Família. A outra, segue pelo Anel Rodoviário até o BH Shopping. Também serão criadas cinco novas linhas alimentadoras que irão substituir os chamados ônibus semiexpressos. Cerca de 28 mil usuários serão atendidos.

Com as mudanças, a expectativa é a de que aproximadamente 100 mil pessoas circulem, diariamente, pelo terminal da regional Nordeste. Por dia, são transportados por ônibus cerca de 1,6 milhão de passageiros em BH.

Para atender ao aumento da demanda, a frota das atuais linhas troncais 83D, 83P e 82 será ampliada e haverá acréscimo de viagens aos quadros de horários. Hoje, há 35 ônibus articulados em operação. Na terceira etapa passam a ser 50 veículos.

Outra alteração visando priorizar a circulação do sistema Move poderá ser sentida no bolso do motorista infrator. Também entram em operação as faixas exclusivas para o BRT. As pistas livres estão nas avenidas Augusto de Lima, Carandaí e Alfredo Balena, e nas ruas Padre Belchior, Curitiba, Goiás, Sergipe e Timbiras. Inicialmente, os abusos serão fiscalizados pela Guardas Municipal e pela Polícia Militar. Radares de invasão de faixa serão instalados, mas ainda sem previsão para isso.

Alimentadoras

Duas novas linhas alimentadoras também começam a operar nesta fase. A 814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória) substituirá a semiexpressa 5502A (Jardim Vitória A), e a 813 (Estação São Gabriel/Paulo VI via Ribeiro de Abreu) entra no lugar da 5506C (Paulo VI via Ribeiro de Abreu).

Outras duas linhas semiexpressas existentes serão substituídas por alimentadoras que já operam aos domingos e feriados, e que passam a circular nos dias úteis e aos sábados. A 5502B (Capitão Eduardo) e 5506B (Ribeiro de Abreu via Conjunto) serão substituídas, respectivamente, pela 832 (Estação São Gabriel/Capitão Eduardo) e pela 837 (Estação São Gabriel/Conjunto Ribeiro de Abreu).

Folhetos com informações detalhadas serão distribuídos nos ônibus e nos bairros beneficiados. Haverá, ainda, reforço na sinalização das plataformas na Estação São Gabriel e a equipe de mais de 300 pessoas do “Posso Ajudar” estará a postos, em turnos.

Cartão será obrigatório no BRT Metropolitano

Previsto para ser iniciado também no sábado, o BRT Metropolitano vai obrigar os usuários a adquirir o bilhete recarregável, chamado de “Cartão Ótimo”. Passageiros de seis cidades mineiras que farão a baldeação na Estação São Gabriel terão uma semana para comprá-lo.

Caso contrário, serão obrigados a pagar duas tarifas para chegar ao centro de Belo Horizonte. O sistema funcionará como o metrô, a tarifa será paga antes do deslocamento. Uma no momento do embarque na cidade da região metropolitana e a outra no acesso ao terminal da capital da regional Nordeste.

Nesta primeira etapa, o sistema vai transportar moradores de Santa Luzia, Sabará, Caeté, Jaboticatubas, Nova União e Taquaraçu de Minas. Serão cerca de 35 mil viagens por dia. Cerca de 55% dos usuários têm o “Cartão Ótimo”, segundo informou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintran).

De acordo com o presidente do Sintran, Rubens Lessa Carvalho, na primeira semana de operação, o cartão será trocado pelo valor da passagem. Os cobradores serão orientados a repassar o bilhete recarregável. Porém, o usuário deve ficar atento.

As viagens do BRT Metropolitano vão ocorrer no Setor Leste da Estação São Gabriel. Essa etapa ainda vai acontecer de forma improvisada. Obras estão sendo feitas no local.

A assessoria da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop) garantiu que as intervenções necessárias ficarão prontas a tempo.

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