Riscos à saúde

Influencer usa vermicida após jet ski na Pampulha; infectologista alerta que 'não é suficiente'

Contato com a água contaminada pode transmitir doenças infecciosas como hepatite A e diarréia

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
18/12/2023 às 11:53.
Atualizado em 18/12/2023 às 12:27

Após divulgar uma publicação em que aparece andando de jet ski na Lagoa da Pampulha, o influenciador digital conhecido como “É o Braia” publicou um vídeo, nesta segunda-feira (18), tomando um remédio contra vermes. Entretanto, conforme o infectologista Unaí Tupinambás, o vermicida não é insuficiente e o contato com a água da Lagoa da Pampulha pode oferecer uma série de riscos à saúde e transmitir doenças.

“Não é suficiente. O contato com a água contaminada pode transmitir doenças infecciosas como hepatite A e diarréia. O Albendazol é um antiparasitário, indicado para o tratamento contra vermes. Então não adianta muito“, destaca o médico.

Além disso, o infectologista alerta que o influenciador não deve tomar nenhum remédio antes de apresentar qualquer sintoma e sem orientação médica. O indicado, segundo o médico, é observar se algum sintoma será manifestado e procurar atendimento médico informando que houve contato com água contaminada.

(Reprodução / Redes Sociais)

(Reprodução / Redes Sociais)

Nesta segunda, a reportagem do Hoje em Dia esteve na Pampulha e encontrou até peixes mortos às margens da lagoa. Para as estudantes Letícia de Souza e Rafaela Luisa, de 18 e 16 anos, a atitude foi irresponsável e pode influenciar outros jovens.

“Ele pode ter feito isso para chamar atenção, não tem necessidade. E se ele tem um jet ski ele provavelmente tem dinheiro e poderia ter ido para um lugar onde é permitido fazer isso. Ninguém vem aqui pra fazer isso, aqui é um lugar para passear”, observa Letícia de Souza.

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

“Ele pode influenciar outras pessoas imaturas e fazer isso. Se ele fez, outras pessoas podem pensar ‘eu também posso fazer isso’ ”, ressalta Rafaela Luisa.

Prática proibida

A Prefeitura de Belo Horizonte informou em nota que a prática de esportes náuticos é proibida no local, conforme determinado pela lei municipal nº 1.523, de 4 de setembro de 1968.

Conforme a lei, a prática de desportos náuticos e atividades recreativas de qualquer natureza, sem autorização da prefeitura, pode acarretar multa aos praticantes, além da apreensão dos barcos e demais pertences.

O executivo municipal, no entanto, não informou se o influenciador será multado ou receberá alguma notificação pela ação.

A reportagem tentou falar com o influencer, mas não obteve retorno.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por