Inscrições para novo vestibular seriado da UFMG começam nesta segunda-feira; veja edital
Seleção será feita com provas ao final de cada ano do ensino médio; primeiro exame será aplicado em 14 de dezembro

As inscrições para o vestibular seriado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começam às 14h desta segunda-feira (18) e vão até o dia 19 de setembro, de forma online, pelo site da Diretoria de Processos Seletivos (Copeve). A nova seleção será feita com provas ao final de cada ano do ensino médio e o primeiro exame ocorre em 14 de dezembro.
A avaliação do processo seletivo 2025-2027 funcionará em paralelo ao atual ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na prática, os candidatos farão três provas em três anos, relativas a cada uma das séries do Ensino Médio. A partir de 2028, 30% dos alunos terão sido aprovados pelo novo modelo.
As provas abrirão o ciclo de avaliações anuais consecutivas – a primeira corresponde aos conteúdos programáticos da primeira série do ensino médio, conforme definido no edital.
Valor da inscrição?
A taxa de inscrição é de R$ 150. No entanto, estudantes com cadastro regular no CadÚnico, como os beneficiários do programa Pé-de-Meia, têm isenção total. Alunos de escolas públicas e bolsistas integrais da rede privada pagam metade do valor.
A primeira edição do vestibular seriado começa em 2025, e podem participar tanto estudantes que estejam cursando o ensino médio quanto aqueles que já o tenham concluído.
Locais de prova
As provas serão aplicadas em BH, Montes Claros, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Segundo a instituição, todos os locais serão preparados para oferecer a estrutura necessária à participação dos candidatos, incluindo aqueles que demandarem condições especiais para realização das provas
Cronograma do vestibular seriado da UFMG
- 18 de agosto – Início das inscrições e do pedido de isenção da taxa
- 27 de agosto – Prazo final para solicitar isenção
- 19 de setembro – Encerramento das inscrições
- 14 de dezembro – Aplicação da prova
Leia mais: