Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Construção de trincheira

Interdições, mão dupla e novos semáforos: veja mudanças na Cristiano Machado a partir de terça-feira

Passageiros do transporte público também devem ficar atentos às alterações entre Vilarinho e Pedro I

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/09/2025 às 16:48.

Motoristas que passam pela avenida Cristiano Machado, entre Vilarinho e Pedro I e nas demais vias do entorno, devem ficar atentos às mudanças no trânsito a partir da próxima terça-feira (23). Haverá interdições, mão dupla e novos semáforos, além de alterações no transporte público. As medidas se devem às obras para a construção de uma nova trincheira na região. 

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), as intervenções estão previstas para serem iniciadas a partir das 10h. Na primeira etapa, será realizada a interdição parcial do trecho da Cristiano Machado, no sentido Centro, para implantação dos tapumes delimitando a área da obra. Finalizada essa fase, será feita a interdição parcial no sentido bairro.  

Veja as interdições  e alterações de circulação previstas

  • Interdição parcial da Cristiano Machado, entre a Vilarinho e Pedro I, no sentido Centro, que terá trechos com uma faixa liberada para o trânsito. Próximo à Faminas e ao Shopping Estação serão duas faixas.
  • Com o andamento da implantação dos tapumes serão fechados os dois retornos na Cristiano Machado junto ao canteiro central, trecho que estará em obras: na esquina das ruas Iúca e após a saída do estacionamento do Shopping Estação.
  • O trecho da Rua Padre Pedro Pinto, entre a Rua Álvaro Camargos e a Avenida Pedro I, passa a operar em mão dupla.
  • A Rua Malibu passa a operar em mão dupla.
  • Também serão feitos ajustes de geometria nas vias e nas calçadas para garantir os acessos seguros dos veículos aos desvios, bem como dos pedestres.
  • Novos semáforos serão implantados e outros serão ajustados em toda região para organizar os fluxos.

Faixas de pano para orientação dos motoristas e pedestres serão colocadas no local. Ainda segundo a PBH, "placas de grande porte" indicando trajetos, desvios e direcionamentos dos fluxos serão instaladas.

Todo o trecho em obra contará com sinalização específica, além de sinalização noturna em alguns pontos. Agentes da BHTrans vão monitorar as sinalizações e intervenções viárias.

Quais as rotas alternativas?

Com a redução de capacidade da Avenida Cristiano Machado, sentido Centro, foram criadas novas rotas para os veículos nas vias da região:

Confins >> Centro

  • Opção 1: MG-010, Avenida Pedro I, Rua Padre Pedro Pinto, Rua Dr. Álvaro Camargos, Avenida Vilarinho, Avenida Cristiano Machado.
  • Opção 2: MG-010, Avenida Pedro I, Rua Bernardo Ferreira da Cruz, Avenida Vilarinho, Avenida Cristiano Machado.

Como fica o transporte coletivo

As linhas municipais 66, 702, 6030 e suplementar S60 terão os itinerários alterados para garantir melhor fluidez nas viagens.

Linha 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais - Via Cristiano Machado)

Sentido Centro-Hospitais/Estação Vilarinho: a linha deixará de atender os pontos de ônibus da Cristiano Machado, nos números 11.010, 11.338 (passarela da Rua das Gaivotas) e 11.586 (McDonald’s). Os usuários poderão utilizar os pontos de ônibus da Cristiano Machado, nº 10.732 (Apoio Mineiro) ou a Estação Vilarinho. Neste período, a linha 66 utilizará a trincheira Ayrton Senna para acessar a Estação Vilarinho.

Linha 6030 (Cidade Administrativa/Savassi - Via Hospitais)

Sentido Cidade Administrativa/Savassi: a linha utilizará a MG-10, Avenida Pedro I, Rua
Bernardo Ferreira da Cruz, Avenida Vilarinho - parada no ponto de embarque e desembarque (PED) nº 99, Shopping Estação -, retornando para a Cristiano Machado.

Linha 702 (Estação Vilarinho/Xodó Marize - Via Jardim Guanabara)

Sentido Vilarinho/Xodó Marize: Rua Ameixeiras, Pedro I (criação de PED em frente ao Hospital Risoleta Neves), Rua Aldemiro Fernandes Torres, Rua Maria Martins (criação de PED em frente ao nº 86), Rua dos Toureiros (criação PED em frente ao nº 98), Rua Praça dos Touros, Rua Touradas.

Sentido Xodo Marize/Vilarinho: Cristiano Machado (lateral), Rua Aldemiro Fernandes Torres, Rua Urano, Rua Mercúrio, Rua Aldemiro Fernandes Torres, Pedro I, Rua das Gabirobas, Cristiano Machado, Rua Malibu (lateral da Estação Vilarinho).

Linha S60 (Etelvina Carneiro/Jardim Leblon - Via Venda Nova)

Sentido Jardim Leblon/Etelvina Carneiro: Avenida Pedro I, Rua Aldemiro Fernandes
Torres, Rua Maria Martins (criação de PED em frente ao nº 86), Rua dos Toureiros (criação de PED em frente ao nº 98), Rua Ava, Rua José Clemente.

Sentido Etelvina Carneiro/Jardim Leblon: Cristiano Machado (lateral), Rua Aldemiro Fernandes Torres, Rua Urano, Rua Mercúrio, Rua Aldemiro Fernandes Torres, Pedro I, Rua das Gabirobas, Cristiano Machado, Rua Malibu (lateral da Estação Vilarinho).
Pontos de ônibus serão remanejados na região e cartazes serão afixados orientando sobre as mudanças:

Serão alterados os atendimentos de algumas linhas nos pontos na Avenida Cristiano Machado, 11.010, 11.338, 11.586, 11.833 e 11.936 e na Rua das Gabirobas. Os passageiros devem realizar o desembarque na Cristiano Machado, 10.732, na Avenida Vilarinho, 38, ou na Estação Vilarinho.

Serão desativados os pontos de ônibus na Rua Campo Verde, 518, Rua Sucupira, 133, Rua Joaquim Clemente, 110, 460 e 590, Rua Luiz Cláudio Alves, 115 e Rua Antônio de Carvalho,44. Os passageiros devem utilizar os pontos na Pedro I (em frente ao Hospital Risoleta Neves), Rua Maria Martins, 86, e Rua dos Toureiros, 98.

Para atendimento aos moradores do Residencial Ipê Branco, serão criados pontos de embarque e desembarque para as linhas 702 e S60 na Rua Maria Martins, 86 (o acesso ao residencial poderá ser feito pela Rua Sargento Mauro Lúcio Toledo) e na Rua dos Toureiros, 98.

Obra vai custar R$ 161,6 milhões e só termina em 2028

Segundo a PBH, o investimento de R$ 161,6 milhões é proveniente do Fundo de Mobilidade Urbana (FMU). A trincheira terá 780 metros de extensão no centro da avenida, com boulevard na parte coberta, em frente à Catedral Cristo Rei.

A obra inclui ainda ajustes geométricos e melhorias na infraestrutura urbana, como drenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo. O prazo para conclusão é de até 1.080 dias - quase três anos.

A trincheira da Vilarinho é a quarta e última obra do conjunto de intervenções do Vetor Norte. As outras três obras de adequações viárias e requalificação urbana acontecem na interseção das avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo, no Bairro Guarani; na interseção da Cristiano Machado com a Avenida Sebastião de Brito; e na Avenida Saramenha.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por