Investigações

Intoxicação em Betim: prefeitura descarta que mortes tenham relação com uísque adulterado

Amostras de bebidas recolhidas encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias e perícias ainda não foram concluídas

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
21/12/2023 às 13:55.
Atualizado em 21/12/2023 às 14:17

Prefeitura informa que mantém as ações de apoio e monitoramento dos casos (Reprodução / site da Prefeitura de Betim)

A Prefeitura de Betim, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, descartou que as mortes que estavam sendo relacionadas ao possível consumo de bebida adulterada tenham sido causadas por intoxicação. Na última terça (19), uma pessoa foi presa na cidade suspeita de adulterar pelo menos 35 garrafas de uísque.

Em nota enviada à imprensa, a prefeitura informou que após análise minuciosa de cada um dos dez casos monitorados - pendentes de confirmação ou não de intoxicação exógena -, realizada durante a quarta-feira (20) por equipes da Vigilância Epidemiológica do Estado de Minas e da Secretaria Municipal de Saúde, "não foi identificado evento ou bebida alcoólica específica comum entre esses casos apurados".

As amostras biológicas provenientes dos pacientes acompanhados foram enviadas ao Instituto Médico Legal, e as amostras de bebidas recolhidas encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias para perícias que ainda não foram concluídas pelos órgãos estaduais.

A prefeitura ressaltou que a condução das investigações segue sob gestão do Estado e que o município mantém as ações de apoio e monitoramento.

Ainda de acordo com o comunicado, enviado no fim da tarde de quarta-feira, nos casos em que o consumo ocorreu em ambientes coletivos, não houve relato de outras pessoas com sintomas semelhantes.

"Dessa forma, até o momento, não foi constatado vínculo epidemiológico, nem mesmo relação entre os mesmos e alguma bebida específica ou bebida adulterada", destacou a prefeitura.

Por fim, considerando sobretudo as datas festivas, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda o consumo apenas de bebidas com procedência legal e registradas nos órgãos competentes. Recomenda, ainda, o consumo moderado de bebidas alcoólicas.

Leia mais:
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por