
O inverno chega nesta terça-feira (21) com previsão de ser mais frio e seco do que em anos anteriores em Minas Gerais. Segundo o meteorologista do Climatempo Ruibran dos Reis, a primeira frente fria da estação já chega na próxima semana. Os termômetros devem ficar entre 5 e 11 graus centígrados pela manhã e à noite.
O inverno atípico se deve ao fenômeno La Ninã, fenômeno climático-oceânico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano pacifico. “Esse fenômeno já vem ocorrendo nos últimos três invernos. Em 2022, vai derrubar a temperatura com 4 frentes frias”, explica Ruibran.
Recorde de frio
Os belorizontinos podem preparar agasalhos e cobertores. “A capital deve ter recordes de temperaturas baixas”, prevê Ruibran. Já no Sul de Minas devem ocorrer geadas na passagem de ar polar ainda em junho.
O meteorologista explica que o inverno também deve ser mais seco com umidade relativa do ar variando de 12% a 20%, principalmente em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Norte e Nordeste do Estado. “Em setembro, as temperaturas sobem, mas o tempo segue seco. O que pode favorecer as queimada”, alerta.
Chegada Inverno
O inverno de 2022 começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera.
Como ajudar com doações
A Arquidiocese de Belo Horizonte está com a Campanha do Agasalho para ajudar famílias que sofrem com o frio. As doações serão destinadas, principalmente, para as pessoas em situação de rua e moradores de vilas e aglomerados. A demanda é maior para peças de vestuário masculinas.
É importante que as doações estejam em bom estado de conservação e limpas. A entrega pode ser feita na Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida (Rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.. Informações: (31) 3422-7141.
Cruz Vermelha
Neste ano, a Cruz Vermelha está recebendo apenas doações via pix e depósitos bancários, para comprar roupas na quantidade e no tamanho demandados por abrigos e instituições, que já trabalham com moradores em situação de rua. Saiba como doar no link da Cruz Vermelha.
Instituto Devolver
O Instituto Devolver, organização sem fins lucrativos, lançou a Campanha do Agasalho com a expectativa de arrecadar 20 mil kits com 1 agasalho e 1 cobertor para ajudar projetos sociais e ONGS apoiadas, e que estão espalhadas pelo país.
Confira os endereços:
- Estação BH - Rua Dresde, 50 a - Europa, Belo Horizonte
- Shopping Del Rey - Rua Sumaré, 175 - Vila Sumaré, Belo Horizonte
Leia Mais