
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou comunicado nesta sexta-feria (25) confirmando a suspensão das obras da Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com texto, as intervenções estão oficialmente suspensas por 12 meses, ou seja, as obras começam após novembro de 2017, mês do último agendamento de cerimônia de casamento. Ao todo, estão agendadas 229 celebrações matrimoniais para a Igrejinha da Pampulha.
mostrou que, se as obras fossem adiadas, o recurso disponibilizado pelo Ministério da Cultura através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas voltaria para a União. Atualmente, R$ 250 mil estavam disponibilizados nos cofres municipais para a realização das obras.
Ou seja, o recurso dependerá de disponibilidade de receita da União. A Fundação Municipal de Cultura informou que ainda não foi notificada a respeito do assunto.
Na última segunda-feira (21), uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discutiu a possibilidade de cancelamento das obras. Na ocasião, a Fundação Municipal de Cultura reforçou que o adiamento no início da restauração levaria à perda de recurso.
Leia mais:
Reforma da Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, ganha novo capítulo
Obras de restauração na Igrejinha da Pampulha podem atrapalhar casamentos
Arquidiocese negocia com noivas para começar obra na Igrejinha
Conciliar restauro da Igrejinha da Pampulha com casamentos está descartado
Vândalos picham Igrejinha da Pampulha durante a madrugada desta segunda