
Nesta quarta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Belo Horizonte receberá diversas ações de conscientização e valorização deste público. Uma delas acontece no Mineirão, durante o jogo entre Cruzeiro e Vasco, às 21h, pela série B do Campeonato Brasileiro.
O estádio será iluminado de verde e azul, as cores do movimento, e serão colocadas cadeiras de rodas nas vagas reservadas às pessoas com deficiência (PCD) para alertar motoristas a não estacionarem nestes locais.
A área exclusiva de PCD no setor Vermelho Inferior também ganhou uma nova sinalização. Novas faixas foram pintadas no piso para delimitar os espaços e o telão trará mensagens instrutivas no decorrer do jogo.
Além disso, o torcedor cruzeirense Pedro Pimenta, convidado pelo Cruzeiro, dará o pontapé inicial simbólico. Pedro tem 30 anos e é tetra-amputado. Aos 18, ele foi diagnosticado com meningite e teve uma infecção generalizada, conhecida como meningococcemia, que o obrigou a amputar os membros acima dos joelhos e dos cotovelos.
Todas essas iniciativas integram o projeto #MineirãoDeTodos, lançado em 2020, e que tem como objetivo tornar o estádio um local mais acolhedor.
"Nossa intenção é fazer uma ação pedagógica, para que o torcedor perceba que eles podem colaborar com o torcedor com deficiência. Temos espaços adequados, mas é preciso que todos juntos quebrem essa barreira cultural dentro destes espaços", ressalta do assessor de inclusão do Mineirão, David Pena.
Para Luis Renato Braga, Defensor Público e Coordenador-Geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência, esta ação é extremamente relevante.
"É um evento grande e que vai destacar ações práticas, que é o mais importante. Grande parcela da população não compreende as necessidades destas pessoas e é uma oportunidade de demonstrar que as pessoas com deficiência podem e devem ter o direito de interagir socialmente", diz.
Mercado de trabalho
Também acontece amanhã um evento que vai promover a conexão direta entre empresas e PCDs e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, são mais de 140 vagas disponíveis.
O evento será realizado no campus Aimorés do Centro Universitário UNA, no Lourdes, região Centro-Sul.
Durante o evento, está previsto um momento com explicações e direcionamento e, em seguida, interação dos candidatos com as empresas, encaminhamentos e processos burocráticos.
Uma das entidades participantes é a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Técnicos da instituição estarão presentes para conhecer, conversar e realizar recrutamentos de candidatos de acordo com as vagas disponíveis na Fiemg.
"Para pessoas com deficiência, é fundamental que o local de trabalho seja inclusivo. E isto não diz respeito apenas a acessibilidade física, mas também empatia e compreensão das necessidades do outro para promover o desenvolvimento as pessoas com deficiência", aponta Luis.
Para ele, esta população pode ser altamente produtiva.
"É preciso focar na potencialidade. O problema é que, muitas vezes, a sociedade foca nas barreiras e dificuldades", completa.
A iniciativa é resultado da parceria do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão do Centro Universitário Una Belo Horizonte com a Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo de Minas Gerais (ASA TEA-MG).
Serviço:
Facilita Mais Inclusão
Data: 21 de setembro
Horário: 8h às 19h
Local: Una Aimorés (rua dos Aimorés, 1451, Lourdes)
Leia Mais: