Coletiva

Jovens mortos pela PM teriam apontado arma e batido em viatura durante perseguição em Contagem

Major Layla Brunnela deu detalhes da ocorrência na manhã desta terça.

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
02/04/2024 às 11:43.
Atualizado em 02/04/2024 às 13:30

Os três jovens mortos durante perseguição policial em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite de segunda-feira (1º), tinham 25, 15 e 22 anos (este último ainda não foi identificado), eram violentos, apontaram arma e bateram contra uma viatura da Rotam, conforme informou a major Layla Brunnela, porta-voz da PM na manhã desta terça-feira (2). 

Durante coletiva de imprensa, a major explicou que o trio já era conhecido da polícia, com passagens por crimes graves, e que foram violentos com as vítimas na ocorrência de segunda. "Uma das vítimas relata que demorou para tirar o celular do bolso, e que nesse tempo levou coronhadas, foi ameaçada com a arma na cabeça, até desbloquear o celular. São pessoas violentas, são criminosos violentos, e que estavam dispostos mesmo a disparar", informou.

Segundo Layla, os suspeitos cometeram quatro crimes, levando dois carros e abordando pessoas na rua. E que durante a fuga, uma viatura da Rotam assumiu a frente da perseguição, deu ordem de parada, além de sinais sonoros, e chegou a parear o carro, quando os suspeitos teriam jogado a direção contra a viatura e apontado a arma contra os policiais. 

(PMMG/Divulgação)

(PMMG/Divulgação)

"Houve dois pontos de cerco e bloqueio, e esses autores conseguiram ultrapassar, até que a guarnição do Rotam comando assume a dianteira dessa perseguição, consegue parear a viatura, emite sinais sonoros, de luz, ordem de parada, e tudo isso é desobedecido pelos autores, que fazem menção de disparo de arma de fogo, aponta uma arma de fogo em direção à viatura que está pareada. Os autores jogam o veículo para cima da viatura, a guarnição revida com disparos de arma de fogo", detalhou.

Ainda segundo a PM, a perseguição foi em alta velocidade, colocando em risco a vida de outras pessoas, que os suspeitos estavam bem armados, com duas pistolas automáticas calibre 9mm e um revólver .38. "Durante essa perseguição em alta velocidade, há possibilidade de atropelamento de pessoas que encontram nessas vias, que são movimentadas na cidade de Contagem. Nós temos ali a ameaça iminente a vida dos nossos policiais militares com as armas de fogo que são inclusive aprendidas na sequência, e também com o jogar do veículo atingindo a viatura", enfatizou.

Os suspeitos chegaram a ser socorridos, mas não resistiram. "Após os disparos dos policiais, esses autores perdem o controle do veículo e batem na lateral da via. Os policiais constatam que esses autores estão baleados e fazem o socorro de imediato aos três, que dão entrada no hospital com vida e falecem aproximadamente 10 a 15 minutos depois de iniciado o socorro".

Conforme a corporação, as vítimas reconheceram os suspeitos, depoimentos estão sendo colhidos e vídeos do caso estão sendo colhidos para juntar ao BO. "As vítimas reconhecem os três autores como partícipes, como responsáveis pelos quatro roubos, e reconhecem também as armas de fogo que foram utilizadas por esses autores."

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por