
Em meio a uma crise hídrica e um dia depois de a Copasa pedir a população para economizar água, uma moradora flagrou um edifício, na rua Cláudio Manoel, no bairro Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, sendo lavado por uma lavadora de alta pressão.
Quem flagrou a cena foi a secretária Sandra Monteiro, que mora ao lado do prédio de 14 andares. “Cheguei a pedir a síndica do prédio para dispensar a lavagem, mas ela disse que o serviço já estava pago. É um absurdo o que eles fizeram hoje, ainda mais com o perigo de enfrentarmos racionamento com direito a acréscimo na conta em caso de desperdício”, lamentou.
De acordo com ela, a lavagem durou por pelo menos uma hora. Para ter uma ideia de quanto pode ter sido desperdiçado, uma mangueira, que tem capacidade de pressão inferior a uma lavadora de alta pressão, ligada durante 15 minutos, deixa ir embora cerca de 280 litros de água.
A reportagem do Hoje em Dia tentou entrar em contato com a síndica do prédio, mas a mesma não foi encontrada.
Lavar calçada toda semana, deixar a mangueira aberta e vazamentos na rede hidráulica são exemplos de desperdício de água. Em tempos de crise não podemos ficar sem fazer nada. O Hoje em Dia lançou nesta sexta-feira a campanha “Fiscais da Água”. Ajude-nos a denunciar a falta de cidadania. Flagrou alguma coisa? Envie-nos fotos e vídeos para nossas redes sociais:
• facebook.com/jornalhojeemdia
• twitter@portal_hd
• whatsapp 8372-1031
• portal@hojeemdia.com.br
Veja as fotos do flagrante:
Entrevista
A Copasa admitiu pela primeira vez o risco de falta d’água no Estado e fez um apelo para que a população reduza o consumo em 30%. Dentro de casa, muitas pessoas já começaram a economizar. Agora a redução também deve ser feita nos condomínios. Para saber como começar, o Conexão vai pegar boas dicas hoje com o arquiteto e urbanista, Sérgio Míssior, que também é especialista em projetos sustentáveis.