
A capacidade dos leitos de UTI disponibilizados para atendimento a pacientes que não sejam de Covid-19 pode se esgotar a qualquer momento em Belo Horizonte. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a ocupação chegou a 97% na última quinta-feira, um dia antes do feriado.
A informação foi dada nesta segunda-feira (4) durante coletiva na prefeitura de Belo Horizonte. Durante o encontro foi destacado que a flexibilização da quarentena na capital pode ocorrer daqui a 20 dias.
Porém, a medida vai depender do comportamento da própria população e a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e de terapia intensiva na cidade serão levados em conta para afrouxar a medida.
Mais vagas
Atualmente, BH tem 689 leitos de UTI para pacientes que não tenham contraído Covid-19. Já as vagas de terapia intensiva exclusivos para quem procura atendimento médico para o novo coronavírus chegam a 217. Desses, 46% estão ocupados.
Se necessário, o plano de contingência de combate à Covid-19 permite a abertura de mais vagas para atender aos doentes.
Monitoramento
Em relação aos leitos para pessoas que não estejam com a doença e busquem socorro na rede pública de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde informou monitorar “diariamente a ocupação e fará a gestão dos leitos existentes e ampliação da oferta conforme necessidade identificada”.