Pelo menos 12 pessoas são agredidas por dia em Belo Horizonte. Muitas vezes, os ataques são inesperados, a exemplo do que ocorreu com uma faxineira que lavava uma calçada em um bairro nobre da capital e foi derrubada por um homem.
A média diária de crimes leva em conta os registros de janeiro a agosto deste ano: 3.026. No mesmo período do ano passado foram 2.947 delitos, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O risco de subnotificação existe, pois a estatística só considera as vítimas que procuraram as polícias Militar ou Civil para prestar queixa. Os casos de violência doméstica também não entram na lista.
do meu lado e que consiga punir esse covarde”, disse Lenirge Alves, faxineira agredida em BH enquanto trabalhava
Quem comete lesão corporal pode ficar até um ano na cadeia, se condenado. A faxineira Lenirge Alves, de 50 anos, espera que essa punição seja aplicada no agressor que jogou água no rosto dela e ainda a derrubou no chão, enquanto trabalhava, na última sexta-feira, no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de BH.
Câmeras de segurança registraram a agressão contra Lenirge, que teve ferimentos no joelho, nas mãos e no queixo. Ontem, ela fez a representação criminal em uma delegacia.
“Minha esperança é que a justiça seja feita, fique do meu lado e que consiga punir esse covarde”, disse a mulher, visivelmente abatida.
A polícia já identificou o agressor. Ele será intimado para assumir o compromisso de comparecer a uma audiência, com a vítima, e responder por lesão corporal.