Liberada para a população, Praça da Liberdade terá iluminação de Natal inaugurada na quinta

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
03/12/2018 às 11:43.
Atualizado em 28/10/2021 às 04:02
 (Cinthya Oliveira)

(Cinthya Oliveira)

Além da 'nova' Praça da Liberdade, que foi totalmente revitalizada e liberada nesta segunda-feira (4) para o acesso da população, os belo-horizontinos também contarão a partir de quinta-feira (6) com a tradicional iluminação natalina. 

A informação foi passada pela presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Michele Arroyo. Os tapumes que cercaram a praça durante as obras foram retirados nesta manhã.

A decoração natalina em um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte poderá ser visitada até o dia 6 de janeiro, dia dos Três Reis Magos e data em que as lâmpadas serão apagadas.

Mesmo com a chuva, já era possível ver pessoas transitando pelo espaço e conferindo a nova concepção da praça, após seis meses de obras. 

Um grupo de estudantes da PUC Minas aproveitou para se abrigar da chuva no coreto, que foi restaurado. "A praça ficou muito bonita. Está mais colorida, com mais jardins floridos", disse a estudante Alice Alves.

"Nós estudamos ao lado da praça e ficamos impressionados com a rapidez das obras. Não acreditamos que tudo ficaria pronto para a iluminação de Natal, que é muito tradicional", completou o colega Carlos Guimarães, de 21 anos.

Já Artur de Mattos, de 30 anos, estranhou as mudanças nas árvores. "Depenaram a praça. Cadê aquelas árvores grandonas que ficavam ali no centro?", reclamou.

Menos exuberante

Muitos visitantes devem ficar com a impressão de que houve uma redução no número de árvores ou que elas estão menos exuberantes do que anteriormente. Após as obras de revitalização, o espaço não oferece mais a mesma quantidade de sombra de anteriormente, mesmo que tenha um número maior de árvores na nova concepção.

Após uma análise técnica, 32 árvores foram suprimidas e substituídas, outras 19 foram acrescidas e nove palmeiras foram plantadas. Todas as outras que foram mantidas tiveram de ser podadas. 

De acordo com Michele Arroyo, a praça ganhou novos bancos e lixeiras. As estátuas e bustos foram totalmente restaurados. Também houve uma reforma na iluminação pública, visando uma maior segurança do espaço, e uma ampliação na área reservada aos pedestres entre a praça e o Palácio da Liberdade.  

Linha de luz

A iluminação de Natal será inaugurada às 19h15 de quinta, segundo a Cemig. Mais de 400 mil microlâmpadas de LED – 75% mais econômicas que microlâmpadas convencionais –, 1.000 lâmpadas estrobos, 1.500 metros de mangueiras luminosas e 78 projetores vão iluminar a Praça da Liberdade e o entorno durante as festividades de fim de ano. Haverá ainda uma cortina de microlâmpadas no coreto e uma árvore de Natal com sete metros de altura.

O projeto de decoração por meio de concurso teve como temática Músicas de Minas, em homenagem ao Projeto de Registro de Patrimônio e Material das Violas de Minas, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). A arquiteta Cristiana Rodrigues Claudio, de Nova Lima (MG), assina o projeto “Linha de Luz”, que venceu o concurso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por