Campanha Contra Importunação

Linha de ônibus que sai da Estação Pampulha é a que mais acionou o botão de assédio, revela a PBH

Clara Mariz
@clara_mariz
27/06/2022 às 17:26.
Atualizado em 27/06/2022 às 17:34
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Duas linhas de ônibus que operam em Belo Horizonte registraram, desde 2018, mais de um caso de importunação sexual. A linha 50 (Estação Pampulha/ Centro) lidera o ranking com um registro em 2018, três em 2019 e um este ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27) pela PBH como parte da nova fase da "Campanha Contra a Importunação Sexual a Mulheres no Transporte Coletivo".

Já a linha 65 (Estação Vilarinho/Centro) possui dois casos de importunação sexual registrados em 2018 e um este ano. Desde o lançamento da campanha, há quatro anos, a Guarda Municipal já atendeu 95 ocorrências. Além disso,  o botão de assédio foi acionado 71 vezes na capitla mineira.

De acordo com o levantamento da Prefeitura, todos os suspeitos de importunação dentro dos coletivos são homens, a maioria entre 31 e 40 anos. Já entre as vítimas, a predominância é de mulheres, mesmo assim, também há o registro de assédio contra cinco homens menores de 18 anos.

Com a nova fase da campanha, a PBH vai passar a registrar, também, o perfil dos autores e as características das ocorrências, como horário, linhas de ônibus com mais de um registro e pontos da cidade onde a vítima sofreu o ataque.

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Como funciona o botão de assédio?
O dispositivo foi instalado em todos os ônibus da capital e fica próximo ao motorista. Após o botão ser acionado, a empresa consulta o GPS para saber a localização do veículo e aciona o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). Uma viatura da Guarda Municipal ou da Polícia Militar é enviada para interceptar o coletivo e conduzir os envolvidos à Delegacia de Mulheres. Segundo a Prefeitura, o tempo entre o acionamento e o atendimento dura, em média, 10 minutos.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por